
Tendências não morrem, se reinventam: o retorno do cow print, poá e boho chic
Parece um deja vú, mas é a moda cíclica!
De tempos em tempos, algumas estéticas retornam com novas interpretações e influências atuais. Agora, estéticas como o cow print, o poá e o boho chic voltam à cena em 2025 com novas interpretações nas passarelas internacionais.
Mas afinal, de onde surgem as tendências?
No universo da moda, existem dois movimentos que explicam isso:
Trikle-down (gotejamento)
E
Bubble up (ebulição)
Enquanto o Trikle-down é o surgimento de uma tendência do “topo da pirâmide” da moda, vindo da Alta-Costura e alcançando as ruas. O Bubble up segue, justamente, o caminho contrário, surgindo primeiro de grupos e subculturas populares.
Qual a origem destes retornos?
A moda está em constante transformação. E em 2025, foram resgatadas algumas tendências passadas que fazem parte do movimento bubble up.
Quem não lembra da microtendência do cow print em 2020? A estética – que veio diretamente do universo country – ficou famosa no TikTok e se manifestou por meio de roupas, chapéus, bolsas e até unhas. Naquele ano, a estampa se apresentava de forma mais simples e lisa.
Já em 2025, a estampa voltou para o guarda-roupa das fashion girls após aparecer nas passarelas da Dior, Gestuz e COS. Agora, traz uma padronagem texturizada e majoritariamente na cor marrom – alô, cor do ano! –.

Vindo diretamente de 1950, o poá é um clássico! Inspirado na dança polka, a estampa já foi associada a estilos retrô e românticos. Em 2025, ressurge na semana de alta-costura de Paris e em coleções da New York Fashion Week com uma abordagem mais descontraída e urbana.

O estilo boho tem origem na estética hippie dos anos 1970, marcada pela busca por liberdade de expressão. O termo vem de bohemian (boêmio, em inglês), referência ao estilo de vida de artistas do século XIX. O boho virou chic nos anos 2000, quando celebridades como Vanessa Hudgens – atriz conhecida por seu protagonismo em High School Musical – popularizaram a estética no festival Coachella.

Agora, o estilo reaparece nas coleções de inverno 2025 de marcas como Chloé, Isabel Marant e Zimmermann. Apesar da releitura moderna, mantém sua essência leve e fluida.

Em conclusão…
O retorno dessas tendências – cow print, poá e boho chic – mostra como a moda vive de ciclos culturais. Em 2025, consumir moda também é sobre revisitar o passado com um olhar atual e criativo.
Escrito por: Bruna Portella | Editado por: Alice Maria

