Adrian Appiolaza, o novo diretor criativo da Moschino
Diretor argentino apresenta ao mundo seu olhar através da coleção de Outono/Inverno 2024
Fazendo seu debut na casa italiana, Adrian Appiolaza, o novo diretor da Moschino, estreou dia 22 de fevereiro com sua coleção na Semana de Moda de Milão na Itália. Surpreendentemente, ele trouxe referências do passado da Moschino junto a tendências atuais com um toque minimalista.
O designer argentino não é um desconhecido no mundo da moda. Aos 51 anos, tem um histórico que conta com Louis Vuitton sob o olhar de Marc Jacobs e Loewe com Jonathan Anderson. Recentemente, após a morte repentina do último diretor da Moschino, Adrian foi anunciado como o novo diretor artístico da marca italiana.
Nascido na Argentina, Appiolaza se mudou para Londres originalmente pelo seu interesse em música. No entanto, o diretor conseguiu reconhecimento na moda graças a Phoebe Philo. O estilista também trabalhou com Miu Miu e Chloé, mas não assumiu o cargo de diretor artístico em nenhuma das marcas. Antes de começar a trabalhar na Moschino, Adrian esteve por 10 anos como diretor de design na marca espanhola Loewe.
Quanto à estreia de Adrian, o designer optou por se inspirar nas coleções passadas da Moschino. Ao assumir o controle, Appiolaza promete manter o olhar extravagante e até debochado de Franco Moschino, o fundador da marca. Nessa primeira coleção, Adrian não trouxe essa ideia mas acredita-se que seja por conta da falta de tempo.
Com um prazo apertado para apresentar a coleção feminina de outono/inverno na Semana de Moda de Milão, o novo diretor optou por utilizar tecidos que já estavam prontos para uso dentro da casa. Em entrevista para a Vogue, Adrian revelou que só viu a coleção finalizada dias antes da estreia.
A nova cara da Moschino por Adrian Appiolaza
O designer escolheu trabalhar com modelagens mais volumosas. É possível ver que o diretor tem olhar tanto quanto ultrapassado e ao mesmo que muito atual. Nesse primeiro momento, em seu primeiro desfile, os looks contaram com tons neutros combinados com alguns pontos de cor. Além disso, também houve sobreposição, silhuetas alongadas e fluidas e também muitos babados e franjas.
Com chemises estampadas com pontos de interrogação, palavras e um sweater da Smiley,
vemos que Appiolaza não só conseguiu trazer coisas característicos da Moschino como
juntou perfeitamente os elementos mais neutros em contraposição. Além disso, a coleção contou com acessórios marcantes que estão muito em alta como bolsas e sapatos em cores vivas, por exemplo.
O designer também prometeu entregar um olhar teatral em suas próximas criações. Levando em consideração a estreia de Adrian, pode-se esperar uma Moschino que faz referência aos anos em que Jeremy Scott esteve no comando. Com um toque camp, porém de forma refinada e casual, Appiolaza promete uma trajetória brilhante.
Em resumo, Adrian Appiolaza estreou de forma cautelosa mas provocativa. Respeitando a identidade da marca, o novo diretor mostrou ao mundo e deu um gostinho do que a maison italiana possivelmente se tornará. Agora, o que resta é aguardar para ver o que o argentino trará para as próximas coleção da marca.
Escrito por: Matheus Ferraz | Editado por: Isabella Messias