Maquiagens no Project Pan
Beleza

Project Pan: consumo consciente vira trend nas redes sociais

Sabemos que o mundo da beleza está sempre ditando tendências novas e consequentemente há um consumo desenfreado. Ademais, com tantos produtos repetidos, é comum esquecer de usá-los até o final por adquirir outro lançamento que está em alta. Para ressignificar a forma de consumo, criaram uma trend nas redes sociais chamada Project Pan.

O Project Pan tem o intuito de incentivar os consumidores a usarem seus produtos até o final. A origem do nome vem do termo “hit the pan“, que significa “atingir o fundo da embalagem”. Além disso, o projeto também envolve a redução de desperdício, adoção de práticas sustentáveis e cuidado financeiro.

Para participar da trend, basta escolher qualquer produto de beleza que você não utiliza com frequência e usá-lo até o final, podendo registrar cada momento do projeto.

Vídeo: Reprodução/Instagram/@evasbeautyreview

Quer participar do projeto mas não sabe por onde começa? Não se preocupe, vamos apresentar algumas dicas sobre o Project Pan.

Como começar o Project Pan

Faça inventário dos seus produtos e separe-os por categoria. Além de ter uma melhor visualização da quantidade de itens, a separação por categoria é mais fácil de organizar. Exemplo: maquiagem, skincare, perfume e produtos corporais.

Após realizar o primeiro passo, defina a quantidade ideal de cada item e, em seguida, priorize aqueles com a validade mais próxima, a fim de evitar desperdícios. Por último, procure terminar um produto antes de abrir ou adquirir um novo.

Quais são os cuidados recomendados

Como informamos nas dicas, os produtos possuem prazo de validade determinada pelo fabricante, então se atente a isso quando estiver participando do Project Pan. Em entrevista à Marie Claire, Joyce Rodrigues, farmacêutica especializada em cosmetologia, informa a durabilidade em média de alguns produtos:

Base e corretivo: 12 meses.

Sombra, blush e pó: 18 meses.

Batom e gloss: 24 meses.

Rodrigues reforça que máscaras de cílios, delineadores e lápis exigem mais cuidados, pois podem causar alergias e infecções.

Como usar um produto que não gosto até o final

Uma das melhores partes do Project Pan é usar a criatividade para encontrar soluções em momentos adversos. Caso não goste de algum produto, seja por cheiro ou textura, há formas de readaptar o uso deles. Exemplo: misturar produtos, criar outra utilidade, reaplicar durante o dia, entre outros. Se você não gostou do produto mesmo após adotar as estratégias de uso, doe para alguém que possa gostar do item.

Autocuidado consciente

Fernanda Pigatto, diretora da operação brasileira do Beauty Streams, afirma à Marie Claire que: “Adaptar produtos que você já tem às suas necessidades é uma forma de ressignificar o consumo.” Ou seja, a sua jornada no projeto é mais do que cuidado estético, também é uma maneira de cuidar da natureza ao gerar menos resíduos e adquirir hábitos de compra inteligente.

Escrito por: Maria Carolina de Oliveira Brandão | Editado por: Flavia Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *