
O desfile de 100 anos da Fendi: a elegância atemporal
Não existe adjetivo melhor para descrever o desfile de Outono/Inverno 2025 da Fendi do que “histórico”!
A marca usou a ocasião para comemorar os 100 anos de sua história. E o espetáculo – como merece ser chamado – aconteceu nesta quarta-feira (26), durante a Milão Fashion Week.
Em tom de celebração, os convidados da grife, para começar, não receberam apenas um simples convite, e sim pequenos “livrinhos” com capa de couro e fotos marcantes da história da marca.

O cenário
O evento se passou na sede da marca na Via Andrea Solari, em Milão. O chão de veludo, as grandes luzes vermelhas e o DJ traziam um ar festivo e sofisticado para o local. Logo na entrada, os ilustres convidados tiravam fotos com o logo da marca que estava acompanhado por um número “100” diferenciado: Ao invés de dois zeros, um símbolo do infinito completava a centena, mostrando a eterna presença da marca.

Uma porta enorme chamava a atenção da sala. De repente, as luzes se apagam, uma música dramática se espalha pelo ambiente e são iluminadas duas crianças com roupas de pelo que abrem as grandes portas e iniciam o desfile.

As peças Fendi
Pelos, rendas e couro marcaram o desfile. Os diversos sobretudos estruturados, com golas altas e dramáticas abriram as passarelas acompanhados de botas de cano alto e bolsas maxi.
Cores terrosas, principalmente marrom (a cor do ano), foram responsáveis por trazer uma cara de outono, nada monótono, para a coleção.
O comprimento é midi: Saias e vestidos trazem leveza para o clima frio. Além disso, texturas, drapeados, brilhos bordados e babados sutís alegram as peças.

Outro ponto interessante foi ver tendências que tanto amamos pelos olhos de uma grife tão consolidada. A estampa de oncinha aparecia de forma delicada em casacos, botas e bolsas, enquanto o amarelo manteiga era colocado em saias e cardigans.
As listras também apareceram no desfile, mas de forma mais ousada, estampadas em couro. Por fim, os charms acrescentavam um charme para bolsas mais sóbrias.

Os acessórios mantêm a elegância, adicionando detalhes que mudam completamente o look. Colares, brincos e pulseiras douradas acrescentam um tom metalizado, enquanto cintos finos marcam a cintura na maioria dos modelos. As bolsas são divertidas, com alças trançadas, pelos, estampas e tamanhos variados e até os clássicos bonequinhos da Fendi pendurados.
A beleza, por sua vez, é simples: cabelos presos em um coque baixo e bem arrumado e uma maquiagem leve, porém glamurosa.
As pessoas
Durante um desfile, para além das peças, é impossível não olhar para os modelos.
Além da presença ilustre da nossa queridinha brasileira Adriana Lima, não conseguimos não reparar nas mulheres de mais idade que exalavam confiança e elegância na passarela.
A final, nada mais justo que celebrar 100 anos de marca com mulheres que puderam presenciar uma parte significativa da sua evolução.
Afinal, se hoje gostamos tanto da Fendi, é porque mulheres há vários anos quiseram dar uma chance para as peças da grife.

Ao final do show, a diretora criativa Silvia Venturini Fendi – único membro da família que ainda trabalha na marca – foi aplaudida de pé por uma plateia que contava com grandes nomes, como a atriz e cantora Hailee Steinfeld, o ator Matt Bomer e a atriz Sarah Jessica Parker (nossa eterna Carrie Bradshaw).

Feliz 100 anos, Fendi! A moda agradece por tanta contribuição!
Escrito por: Gabriela Travizzanutto | Editado por: Alice Maria

