LaQuan Smith vira Wall Street de ponta cabeça com sua coleção Outono-Inverno 2024
“Dos executivos de Wall Street dos anos 80 às megeras do Studio 54.” – O designer mostra a força e glamour das mulheres executivas de Manhattan.
Foi no Cipriani 25, do outro lado do famoso touro da Wall Street, onde LaQuan Smith certamente fez sua mágica acontecer. Na última segunda-feira (12) o designer apresentou sua nova coleção outono/inverno. Smith trouxe de volta os anos 1980, com uma vibe disco e um toque de office siren, a mais nova tendência do TikTok.
Com couro, seda, casacos de pele e alfaiataria, LaQuan mostra os dois lados de suas consumidoras. De acordo com o estilista, o seu público alvo é a mulher workaholic, mas que não deixa de surpreendentemente brilhar durante a noite. “Me inspirei na força e no glamour sem remorso das mulheres que trabalham no mercado financeiro”, disse o designer nas notas do desfile.
Apesar de ter protagonismo feminino, desde sua última coleção Smith vem incluindo peças masculinas. O homem no escritório de LaQuan Smith é tão elegante e maximalista quanto a mulher. Para o estilista, dois brilham em trajes opulentos.
Para essa coleção, o designer observa a moda de Wall Street nos anos 80 e se apega no conceito de estabilidade financeira. A mulher de LaQuan Smith trabalha, ao mesmo tempo que não deixa de ser sensual e confiante. Enquanto alguns querem simplicidade, Smith sempre almeja mais e mais, que faz sua marca ir além. Durante o desfile é possível ver claramente a visão executiva do estilista se tornando real, principalmente por conta das modelagens ousadas e muito femininas.
A linha tênue entre trabalho e lazer é muito evidente nos outfits de LaQuan Smith. Com blazers risca de giz acompanhados de corsets que valorizam as curvas ou então camisas sociais combinadas com macacões abertos, o estilista colocou tudo para jogo com essa coleção. Algumas peças têm recortes dramáticos enquanto outras prezam pela simplicidade com bodies que transitam de looks diurnos para looks noturnos. No fim do dia, Smith é o pacote completo e a elegância e o poder reinam em suas criações.
O público alvo de LaQuan
Em sua última coleção, LaQuan afirmou que a consumidora de sua marca está sempre no caminho de algo fabuloso, sempre no clima para algo “sexy e refinado”e no último desfile, ficou claro que a ideia se manteve. O designer já vestiu artistas como Beyoncé, Victoria Monet e até mesmo a vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris. O seu tipo de consumidor é bem específico: mulheres fortes conhecidas atualmente como “girl bosses”.
Ao final do desfile, Busta Rhymes e Babyface performam a música “For the Love of Money”, seguido do sino da bolsa de valores, indicando que finalmente, a negociação tinha acabado. Encerrando o quarto dia da semana de moda nova iorquina, LaQuan Smith se mostra orgulhoso, com sensação de dever cumprido.
A trajetória de LaQuan Smith
LaQuan Smith é nova-iorquino, nasceu no Queens e foi com sua avó que aprendeu a costurar e desenvolver sua habilidade de criar. Após ser recusado de escolas famosas como a FIT (Fashion Institute of Technology) e a Parsons School of Design, finalmente decidiu focar no seu trabalho independente. Em 2013 fez a estreia formal de sua marca, conquistando uma cartela diversa de clientes com seu estilo maximalista e exuberante. Para Smith tudo gira em torno de fazer mulheres se sentirem bem e confiantes ao usarem suas criações.
O objetivo principal de LaQuan é fazer com que peças comuns sejam vistas com outro olhar. Por conta disso, seu nome é um dos mais aguardados nas semanas de moda, pois é considerado uma inspiração para jovens designers. “Tudo o que fiz desde o início não foi convencional; não tem sido a fórmula adequada para ter sucesso na moda”, disse Smith no palco do BoF VOICES em 2018.
Escrito por: Anna Carolina Oliveira | Editado por: Isabella Messias
Um comentário
Pingback: