Iris Van Herpen cria galeria para temporada alta-costura 2024
Em nova coleção, Iris Van Herpen, estilista holandesa, pendura suas modelos em cavaletes e as expõe como obras de arte.
Fazendo história
Conhecida por uma trajetória cheia de experiências e desafios de moda, Iris Van Herpen, surpreendentemente, decide ousar muito! Com apenas cinco vestidos, a designer fez história mais uma vez. O resultado: um desfile icônico.
A estilista apresentou suas criações de uma forma completamente inovadora. Com telas brancas cobertas de impasto, as cinco modelos foram penduradas pelos pés, causando um efeito extremamente diferente. Enquanto penduradas, as modelos só podiam mexer os rostos e as mãos, o que fez com que parecessem verdadeiras obras de artes expostas em um museu.
Os vestidos de Iris Van Herpen
É evidente que tudo foi pensado de forma minuciosa, Os vestidos eram cheios de pérolas; com muita seda, organza e renda. Esses materiais oferecem certa fluidez para as peças, o que trouxe ainda mais essa ideia de “obra de arte” com uma mistura de dança e escultura.
Além de designer, Iris Van Herpen também é dançarina, e por isso ama brincar com o movimento e a plenitude. Em entrevista a Vogue, Iris conta: “Tentei capturar o tempo nas obras de arte, mas também na performance em si”.
“Eu realmente quero que as pessoas encontrem seu próprio tempo com eles; para dar às pessoas mais liberdade na forma como vivenciam o trabalho.” – Iris Van Herpen para Vogue
Moda e arte estão no mesmo universo
Além dos vestidos, a exibição também conta com mais quatro obras: telas com pinturas de tinta a óleo sólida, tules drapeados e seda. Segundo Van Herpen, esse foi o seu jeito de mostrar que moda e arte vivem no mesmo universo. Por fim, no encerramento do show as modelos saem das telas, deixando apenas os sapatos de impasto e as quatro pinturas de tule e seda.
Afinal, Iris Van Herpen, com suas esculturas aéreas, desafia a moda mais uma vez!
Escrito por: Anna Carolina | Editado por: Isabella Messias
Um comentário
Pingback: