Karoline Vitto é semifinalista do Prêmio LVMH 2024
Moda

Conheça a estilista it girl Karoline Vitto

A estilista catarinense, radicada em Londres, é semifinalista do Prêmio LVMH 2024

A estilista responsável pela marca Karoline Vitto é natural de Caçador, no interior de Santa Catarina. Sua história no mundo fashion começa em Londres, após formatura na pós-graduação na Central Saint Martins, e em seguida, do mestrado no Royal College of Art, sendo ambos especializados em moda.

Karoline Vitto fundou sua marca homônima em 2019, na intenção de emoldurar as características mais controversas e negligenciadas da forma feminina. Assim, com narrativas ideológicas sobre forma e tamanho, Vitto busca celebrar as curvas e acentuar as dobras. Ela coloca o corpo de quem veste sua marca em total evidência, sendo este, o centro de suas criações.

Modelo veste The Charms Dress, da coleção SS24 | RIO by Karoline Vitto
Coleção Karoline Vitto SS24 | RIO (Reprodução/Instagram @karolinevitto)

Mais sobre Moda e Tendência: GUTS WORLD TOUR – Os looks icônicos de Olivia Rodrigo

Karoline Vitto estreou na Fashion East em setembro de 2023, selecionada pelo projeto Supported by D&G – programa que apoia jovens estilistas de diferentes partes do mundo -. Assim, seu trabalho ficou reconhecido como um dos desfiles de destaque da LFW-SS23.

Vitto está sendo reconhecida como uma das novas figuras da moda com muito potencial, trilhando caminhos que antes passaram grandes nomes da indústria fashion como Nensi Dojaka, Virgil Abloh e Simon Porte Jacquemus. A intenção de Karoline na moda não é somente criar lindas coleções, mas também de mudar os paradigmas das passarelas das grandes semanas de moda. Vitto tem apresentado um novo estilo de vestir, enaltecendo curvas e biotipos de todos os tamanhos e formatos. Dessa forma, Vitto está criando um tipo de identidade raramente visto na indústria.

Leia também: Slingback – O sapato tendência do momento

Karoline Vitto está deixando sua marca e se tornou uma das semifinalistas do Prêmio LVMH 2024. O vencedor do prêmio recebe uma doação de 400 mil euros, e um ano de orientação de uma equipe do conglomerado. A LVMH é conhecida por subsidiar grandes marcas como Dior, Louis Vuitton e Fendi.

O trabalho da estilista vem sendo visto como revolucionário no mundo da moda. Dessa forma, as mulheres passaram a desejar vestir o trabalho de Karoline, pois ele celebra o corpo, e acentua as diferenças, transmitindo confiança para quem o veste. Afinal, essa foi a escolha da cantora e apresentadora, Preta Gil, para a primeira revista impressa de 2024 da Elle Brasil.

Preta Gil veste Fernanda Dress by Karoline Vitto
Preta Gil como a ‘Noiva em Fuga’ para a primeira edição de 2024 da Elle Brasil (Reprodução/Instagram @pretagil)

Preta encarnou a ‘Noiva em Fuga’ para a primeira edição de 2024 da revista. Com referências de Beyoncé em Lemonade, o look escolhido para refletir esta nova fase da cantora foi algo que explorasse sua beleza e destacasse sua imagem. Preta está prestes a completar 50 anos, e parte de seu trabalho na mídia fala sobre a aceitação de corpos reais e curvilíneos, assim como a criação da estilista Karoline Vitto busca incentivar.

“Os eventos traumáticos ocorreram em sequência devastadora: diagnóstico, quimioterapia, infecção generalizada, separação do marido, descoberta de traição, radioterapia, amputação de reto, ovários, útero, trompas e apêndice e, por último, a religação do intestino”, diz a publicação da revista nas redes sociais.

Diante disto, Karoline tem se tornado uma estilista it girl dentro do movimento de aceitação de corpos reais, pois pretende deixar sua marca na indústria da moda representando a grande parcela que veste números acima do 40, e incluindo a moda para todas. Afinal, ninguém precisa ser realmente magra para ser estilosa, e estilo também cabe em corpos mid-size.

Escrito por: Giullia Carvalho Dias | Revisado/Editado por: Maria Fernanda Paschoal Bazalia

Jornalista, escritora, fotógrafa e apaixonada por moda. Sou fã de bandinhas pop e sempre vou dizer que qualquer música da Taylor Swift me define (mesmo que eu nunca tenha passado pela sensação de sofrer um término ou ser traída). Sou aquariana e nem mesmo meu próprio estilo pode definir quem eu sou, já que sempre vou fazer todo mundo mudar de ideia ao meu respeito. Talvez seja a próxima Lelé Burnier ou Malu Borges, mas só o destino pode decidir isso.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *