Tendências

6 momentos de Pierpaolo Piccioli na Valentino

No dia 22 de março a Valentino anunciou a saída de Pierpaolo Piccioli, o diretor criativo da casa. Após 25 anos trabalhando na maison, Piccioli divulgou em seu Instagram um texto em que fala sobre sua trajetória dentro da marca e fala sobre sua saída:

Nem todas as histórias têm um começo e um fim, algumas vivem uma espécie de eterno presente que brilha com uma luz intensa, tão forte que não deixa sombras. Estive nesta empresa por 25 anos, e por 25 anos existi e vivi junto com as pessoas que comigo teceram os fios desta linda história que é minha e nossa.

Logo após sua saída, a maison lançou um comunicado cancelando o desfile de Alta-Costura masculina que estava previsto para acontecer em junho. Assim, marcando a coleção de Outono/Inverno de 2024 apresentada em fevereiro na Semana de Moda de Paris como seu último show.

Pierpaolo recebeu o prêmio de designer do ano anteriormente em 2018 e 2022 pela premiação Fashion Awards. Produziu não apenas looks importantes para o cenário da moda, mas também protagonizou momentos que ficarão marcados na história da marca.

Opinião do público sobre Pierpaolo Piccioli na Valentino:

Conversamos com Luiza Quintanilha, estudante de Jornalismo e entusiasta de moda para saber o que achou sobre a movimentação criativa.

F: Quais foram os pontos altos da trajetória do designer na Valentino para você?

Luiza: Pierpaolo é conhecido por ser uma pessoa extremamente humana, que sempre valorizou toda a sua equipe. Na juventude, ele mesmo falava que as pessoas o consideravam esquisito, digamos que um ponto fora da curva. O estilista trouxe o que a marca precisava, modernidade e inovação. Na minha opinião, um dos momentos mais icônicos foi quando ele trouxe a cor pink para o inverno 2022. A cor ficou em alta durante um bom tempo e foi apelidada de “pink pp”.

F: Com o anúncio de Alessandro Michele como substituto de Pierpaolo, quais são suas expectativas em relação à nova direção artística da marca?

Luiza: Alessandro Michele é um grande admirador da mitologia grega, amante da arte e filosofia. São pontos que ele consegue trabalhar em suas coleções. Provavelmente, ele usará sua voz para se comunicar por meio de suas futuras peças. Acho que podemos esperar extravagância, estilo e liberdade ao se vestir nessa nova etapa. 

F: Qual seu look favorito do último desfile da Valentino com Piccioli e por que? 
Luiza: A última coleção de Pierpaolo na Valentino foi dedicada ao preto, sou suspeita para falar, pois adoro a cor. Ele conseguiu trazer feminilidade e modernidade ao mesmo tempo. Meus looks preferidos foram um sobretudo longo e o vestido icônico feito por flores com transparência.

A marca teve muitos momentos icônicos como o Pink PP. Selecionamos 6 dos nossos favoritos:

1 – Em dezembro de 2020, a marca anunciou Zendaya como embaixadora da Valentino. A atriz disse que se sentiu muito honrada e de acordo com Piccioli, Zendaya é uma “mulher forte e inspiradora que representa a nova geração de líderes”.

Zendaya usando Pierpaolo Piccioli Valentino
Diversidade na comunicação visual da marca (Reprodução/Instagram)

2- Em 2018 Beyoncé usou Valentino em um ensaio para a Vogue. Assim, um fotógrafo negro registrou a cantora, marcando um momento inédito na história da Vogue americana, além de ser uma edição especial por se tratar do mês de setembro.

Criação de Pierpaolo Piccioli para Valentino
(Reprodução/Instagram)

3- O look de Kaia Gerber usado na coleção de Outono/Inverno de 2018. Certamente, o precursor da parceria com a Pantone em Pink PP.

Modelo Kaia Gerber, filha de Cindy Crawford (Reprodução/Instagram)

Lady Gaga posteriormente usou o vestido na première de ‘Nasce Uma Estrela’. O penteado ‘beehive’ de Kaia foi uma característica marcante do desfile, dessa forma fazendo referência aos anos 60.

(Reprodução/Instagram)

4 – O vestido de noiva usado por Rihanna no Met Gala de 2023 entrou para diversas listas das celebridades mais bem vestidas da noite e foi mais um look usado icônico da cantora.

(Reprodução/Instagram)

5- Na coleção de Outono/Inverno 2022, Pierpaolo fez a Valentino virar um mundo rosa-choque. Com o tapete rosa e todos os looks da coleção compostos por apenas preto e rosa pink, de fato, a marca reforçou uma tendência que já estava em crescimento. Muitas celebridades usaram rosa desde que o tema do baile do Met de 2019 foi anunciado como camp. Além disso, substituíram o tapete usualmente vermelho por um rosa pastel no Met. Já na passarela da Valentino, Piccioli optou pelo rosa-choque.

(Reprodução/Instagram)

6-  Para o Outono/Inverno de 2020, o designer decidiu chamar o fotógrafo britânico Nick Knight para dirigir e reimaginar o formato tradicional dos desfiles da Valentino, com o intuito de trazer uma nova perspectiva. Os dois então montaram um espetáculo chamado ‘Of Grace and Light’, apresentado não apenas em forma de fashion film, como também em performance ao vivo em Roma. As silhuetas exageradas e proporções monstruosas tomaram conta do show, sem dúvida, levando a Valentino a outros patamares.

(Reprodução/Youtube)

Escrito por: Matheus Ferraz | Editado por: Ana Carolina Marinho

Leia também: Alexander McQueen perdeu seu brilho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *