Como a Geração Z impacta as tendências de moda
Descubra o poder da Geração Z na transformação das tendências de moda. Saiba como essa influente geração está moldando o cenário da moda.
A Geração Z está mudando as tendências de moda: agora elas são democráticas, aceleradas e cíclicas. E tendências como Quiet Luxury, Barbiecore, Strawberry Girl, calças capri e baby tees mostram essa velocidade.
Já passou o tempo em que as marcas eram as únicas a ditar o que estava na moda, tal qual o monologo da icônica Miranda Priestly em Diabo Veste Prada, citando o tom de azul cerulean para Andy, que a olhava incrédula. Agora, e graças à pandemia, as tendências de moda são definidas pelo público, especialmente pela Geração Z, que usa principalmente o TikTok para espalhar muitas micro tendências.
Como o consumo de informação pela genz tem moldado as tendências?
“Isso se deve pelo fato da Geração Z ter mais acesso a informação”; conta Carol Siqueira, doutora, pesquisadora e professora na área de moda. “Ao passo que essa geração tem acesso a informação, não significa que sejam a geração mais informada. Geralmente, a informação que a geração Z tem acesso é inicial, fragmentada e rasa. Isso contribui para a não profundidade em determinados assuntos que se referem ao consumo. ”
Isso resulta na fragmentação dos estímulos de consumo. Mesmo que a Geração Z se preocupe com questões éticas e ambientais, às vezes, ela segue tendências do TikTok sem pensar muito. “Então temos esses dois polos caminhando de forma concomitante, não é uma coisa e nem outra. ” Afirma Carol.
Estamos falando de um grupo de pessoas mais jovens, que querem se expressar e estão sempre mudando, por isso, variam no que consomem e nas informações sobre moda que seguem.
Dessa forma, o comportamento social influencia as compras online impulsivas, alinhadas ao que sentimos. Mas ao mesmo tempo, há uma geração que pensa mais nas escolhas de compra e busca um estilo de vida atemporal em termos de estética.
Contudo, é difícil dizer quando uma tendência começa e termina. As tendências podem durar entre semanas e anos. Às vezes, tendências que surgem ao mesmo tempo podem ser contraditórias. Por exemplo, atualmente, tendências minimalistas, maximalistas e atemporais coexistem.
Como surgem as tendências?
As tendências são ondas comportamentais influenciadas por história, cultura, contexto socioeconômico e outros fatores. Hoje, são moldadas pela conversa nas mídias sociais, envolvendo usuários, marcas e celebridades. O TikTok e a pandemia redefiniram os ciclos de moda, com a era pós-pandemia marcada por nostalgia, romantismo e escapismo. A moda agora revive os anos 2000.
“É do comportamento humano revisitar o passado para construir um futuro. E nesse momento da moda, o retorno ao inicio do século XXI está relacionado a nostalgia como macrotendência e a influência da geração Z, que mesmo tendo nascido nesse período, está em busca de reviver um passado não tão distante. Isso afeta as outras gerações que viviam a juventude nos anos 2000”, observa Carol.
O que faz uma tendência durar?
Ainda que uma tendência se alinhe a um momento cultural ou político mais amplo, para chamar a atenção, ela precisa do hype. A maioria das tendências tem um momento de maior sucesso que dura uns dois a quatro meses, mas as que ficam na moda por mais tempo geralmente estão ligadas à cultura pop.
“As tendências enquanto conceito são comportamentos que direcionam para algo que está por vir”, sinaliza Carol. “E nisso, a cultura pop como movimento artístico acaba fazendo parte da tendência, sendo uma de suas expressões. Geralmente as tendências serão muito influenciadas pelas tecnologias de comunicação e informação – que hoje trabalha em exagero absoluto. Dado que estamos mais velozes no pensamento e comunicação, logo, o ciclo de moda se tornou mais ágil.” No mundo de hoje, isso se alinha com o comportamento acelerado da Geração Z, que busca informações de maneira mais rápida
As tendências se tornam difíceis de definir devido à natureza veloz do ciclo atual. São oportunidades rápidas de marketing, mas ao mesmo tempo mostram como as pessoas compram e pensam.
À medida que as tendências ganham força on-line, elas geralmente se dividem em grupos menores em vez de se tornarem grandes fenômenos, o que pode confundir as marcas sobre seus próximos passos. Às vezes, as marcas se confundem pois a Geração Z curte muitas dessas tendências como entretenimento, mas não compra tudo.
As tendências e seus nichos
Tendências de nicho, como o Strawberry Girl, podem perdurar, mesmo com menos menções em comparação com outras tendências, como o Barbiecore. Enquanto tendências acessíveis, como a quiet luxury, geralmente vendem mais unidades do que a cottagecore devido a seu apelo mais amplo e versátil.
O que define uma estética de longo prazo é, em última análise, a dedicação de sua comunidade. Transformando a diversão em algo vestível e a estética em lifestyle.
Escrito por: Pamela Carvalho | Editado por: Ana Carolina Marinho
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