Conheça as principais vantagens do crossfit
Além de promover o bem-estar físico, o crossfit é um aliado à melhoria da saúde mental
É fato que para manter a boa forma e a saúde mental, praticar exercícios físicos é essencial. Atualmente, opções não faltam no universo fitness, variando de atividades leves de baixo impacto, a movimentações intensas e de alta queima.
Uma das modalidades que vêm ganhando a apreciação do público é o crossfit. Mesmo que desafiadora, a prática é uma alternativa para aqueles que buscam algo diferente, e que proporciona resultados nítidos.
“A primeira mudança foi a física. Consegui perder peso e continuei a evoluir, tanto fisicamente, quanto em performance”, conta Beatriz Crinha, que está no universo do crossfit desde 2017.
Antes de iniciar, a jovem tinha uma percepção bastante comum em relação ao exercício: “é algo extremo e de difícil realização”. Porém, a praticante reforça que em seis meses já vivia a modalidade de forma ativa, acompanhando campeonatos e traçando novos objetivos, sempre visando se tornar mais forte e disciplinada.
Com isso, o número de academias de cross training só aumenta, uma vez que o interesse pela modalidade cresce a cada dia. Seu destaque se dá por não necessariamente exigir uma experiência prévia na realização de exercícios físicos.
Do contrário, trata-se de uma boa opção para aqueles que não se identificam com esportes individuais ou treinos de cardio e de musculação.
“O cross é um esporte acolhedor e inclusivo, não tem nada que não possa ser adaptado”, reforça Thais Beraldo, que já está nesse meio há cinco anos.
A seguir, conheça algumas das principais vantagens envolvidas no crossfit.
Definição corporal
Quando se fala em crossfit, é provável que a primeira imagem a surgir na mente seja de alguém elevando pesos descomunais, e realizando movimentos aparentemente impossíveis.
Os desafios hardcore são parte da prática, contudo, a definição muscular é um resultado básico da modalidade, independente do nível em que é performada.
“Senti que a parte superior do meu corpo ficou mais desenvolvida e, hoje em dia, tenho mais resistência para treinos mais longos”, acentua Thais Beraldo.
Logo, para além das mudanças físicas que envolvem um corpo definido e com maior proporção de massa magra, o crossfit é um forte auxiliar no aumento da resistência física.
Promove saúde mental
Assim como atividades físicas em geral, o crossfit promove uma considerável melhoria no equilíbrio mental.
“A maior mudança que senti foi interna. Os treinos me ajudam no autoconhecimento, a entender quem sou, descobrir minhas limitações e, com isso, me desenvolver e me tornar uma pessoa melhor em todas as áreas”, explica a personal trainer Thais Martinez.
Ela compreendeu que o desconforto faz parte da vida, mas que não se deve ter medo do desconhecido. Logo, cada desafio enfrentado na modalidade, surge junto a alguma motivação de superá-lo e orgulhar-se desse processo no final.
Essa mentalidade vai além do tempo de prática, estendendo-se ao dia a dia, fator que exemplifica o impacto do esporte na rotina.
Foge do tradicional
Enquanto praticar exercícios físicos é a paixão de um determinado público, a atividade surge como um pesadelo para outros. Assim, encontrar algo que permita queima calórica e movimentações do corpo, junto a um momento de lazer, não é uma tarefa fácil.
No entanto, o crossfit tem agradado a boa parte desses indivíduos que, até então, não eram fãs de modalidades ativas.
“Eu aconselho qualquer pessoa a fazer, pois é uma atividade muito gostosa de praticar, não é monótona como na musculação”, explica a personal trainer Graziele Soares.
Ela ainda complementa: “Por ser uma atividade em grupo, é mais fácil que a pessoa se sinta acolhida e parte desse ambiente”, completa Graziele.
Oportunidade de socialização
Ainda sobre as vantagens relacionadas à realização do esporte em grupo, o crossfit é um ótimo espaço para conhecer pessoas novas e interagir.
A maioria das práticas da modalidade é performada em grupos, o que torna o momento mais confortável, uma vez que cada um lidará com desafios diferentes e poderá contar com a ajuda do outro para superá-los.
“O crossfit vai te trazer ótimos amigos e pessoas que entendam suas excitações por terminar determinados treinos ou atingir cargas”, conta a praticante Beatriz.
Por isso, vale procurar a academia mais próxima e checar a disponibilidade de uma aula experimental. De acordo com as praticantes entrevistadas, após o primeiro contato com a modalidade, é impossível não querer conhecer mais.
E você, faz alguma atividade física, ou já praticou crossfit? O que acha dessa modalidade?
Por fim, para ficar por dentro de assuntos ligados à saúde e bem-estar, não deixe de acompanhar o Fashionlismo!
Escrito por: Mariana do Patrocínio / Editado por: Clara Molter Bertolot