Desfiles

MFW: Sabato De Sarno entrega leveza à desfile da Gucci

O desfile da Gucci na Milão Fashion Week (MFW) ocorreu no último dia 20 de setembro (sexta-feira), na sede da Triennale Milano

Com um toque nostálgico e alegre, o desfile da Gucci, na Semana de Moda de Milão arrancou sorrisos e cantoria do público. O hit de 1986 de Fiordaliso, “Non Voglio Mica La Luna”, tocou durante a volta final das modelos, em um momento de descontração e alegria, marcando um passo importante na trajetória de Sabato De Sarno, à frente da marca. Após um primeiro ano cheio de desafios, o estilista usou o desfile para injetar então uma energia ensolarada e otimista na grife.

Desfile Gucci SS 2025
Desfile Gucci SS 2025

Fase 1 do por do sol Gucci – Fotos (Reprodução Instagram)

O cenário escolhido foi o La Triennale, museu de arte e design de Milão, que abrigou o desfile masculino da marca em junho. Desta vez, De Sarno projetou o ambiente evocando um pôr do sol, com salas que transitavam do amarelo ao laranja e, por fim, o vermelho intenso. Mas qual a inspiração? As férias de agosto do designer em Formentera, passadas com seu marido e seus pais. “Quis capturar essa sensação de um verão interminável”, disse ele em uma prévia antes do desfile.

Leia também:  Denim e sustentabilidade marcam o Verão 2025 da Diesel

Detalhes SS 2025 Gucci
Detalhes SS 2025 Gucci

Detalhes dos acessórios – Fotos (Reprodução Instagram)

Jackie O, a então musa eterna da Gucci:

Outrora, o desfile também trouxe uma homenagem discreta a Jackie Kennedy Onassis, cliente icônica da Gucci e musa de um estilo global. “Quando fiz minha pesquisa no arquivo, encontrei uma descrição de seu estilo como ‘grandeza casual’. Essas palavras me guiaram durante todo o processo criativo”, explicou De Sarno. Isso porque, com a nova série de Ryan Murphy sobre John F. Kennedy Jr. e Carolyn Bessette-Kennedy, o timing para resgatar essa referência não poderia ser melhor.

A influência de Jackie, no entanto, não apareceu de forma tão óbvia. O desfile abriu com uma jaqueta bomber de lã combinada com calças largas de cintura baixa e tênis, um visual mais casual e moderno. Mas, a medida que o show avançava, os lenços de cabeça estampados e os óculos de sol oversized começaram a evocar a era Capri de Jackie O. Peças em ráfia trançada (verde fluorescente) com estampa floral discreta trouxeram de volta o glamour jet-set dos anos 60, mas de forma repaginada.

Desfile Gucci SS 2025
Desfile Gucci SS 2025
Desfile Gucci SS 2025

Fase 2 do por do sol Gucci – Fotos (Reprodução Instagram)

Moda jet-set atualizada:

Entre os destaques do desfile, como o casaco de ráfia citado acima, vimos também conjuntos inspirados no litoral. Eles são complementados por chapéus amplos de padrões que remetem à realeza, inspirados por uma foto da Rainha Elizabeth II usando Gucci.

Já para as celebridades presentes, como Kirsten Dunst, Dakota Johnson e Daisy Edgar-Jones, De Sarno apresentou um vestido sem mangas de lantejoulas espelhadas, perfeito para eventos de gala. 

Além disso, o estilista revisitou os icônicos vestidos de jersey que Tom Ford criou para a Gucci, em 1996. Agora, em tons mais profundos e drapeados com detalhes dourados em formato de bamboo. A bolsa Bamboo, peça clássica da marca, foi outro grande destaque da temporada. De Sarno introduziu versões vintage personalizadas por artistas japoneses, celebrando os 60 anos da peça em uma exposição no Japão.

Desfile Gucci SS 2025
Desfile Gucci SS 2025
Desfile Gucci SS 2025

Fase 3 do por do sol Gucci – Fotos (Reprodução Instagram)

A assinatura de De Sarno:

O grande avanço de De Sarno no desfile foi o desenvolvimento de uma atitude casual e despretensiosa, algo que ele ainda não havia capturado completamente em suas coleções anteriores. O show culminou com uma série de looks que misturavam casacos oversized arrastando no chão com regatas e jeans de corte masculino, capturando a essência do estilo jet-set contemporâneo e trazendo um toque casual à elegância. Essa abordagem fresca e relaxada representou uma evolução importante para a Gucci, que nos últimos anos vinha sendo marcada por um clima mais sombrio, e consolidou a capacidade de De Sarno em transmitir uma sofisticação descomplicada.

Detalhes SS 2025 Gucci
Detalhes SS 2025 Gucci

Detalhes dos acessórios – Fotos (Reprodução Instagram)

Ao final do desfile, com o público cantando e dançando junto à música de Fiordaliso, ficou claro que Sabato De Sarno conseguiu injetar uma nova energia na Gucci. Trazendo uma visão otimista para o futuro da Gucci e conquistando novos fãs. E, como sabemos, a percepção é um elemento fundamental para o sucesso na moda.

Confira o desfile na integra: Desfile Gucci SS 2025

Escrito por: Maria Luiza Winter | Editado por: Letícia Virgínia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *