Running era: a moda ajuda ou prejudica na corrida?
Que a corrida tem se tornado o novo esporte da vez, não é novidade pra ninguém! É praticamente impossível abrir as redes sociais e não encontrar pessoas correndo, se arrumando para praticar esse esporte ou simplesmente falando sobre corrida. Segundo Thainá Alves, professora e personal trainer, esse sucesso se deu pela fácil acessibilidade ao esporte:
“Não exige equipamentos caros ou locais específicos. Você pode correr simplesmente em qualquer lugar, como parques, ruas, ou até mesmo na esteira”
Uma parte interessante sobre isso é que, para além de um esporte, a corrida se tornou um momento social. Pessoas têm usado o esporte para se conectar com outras pessoas e até para comemorar eventos importantes, como aniversários, por exemplo. E onde se encaixa a moda em tudo isso?
A moda na corrida
Afinal, a moda costuma se adaptar à tendência, e dessa vez não foi diferente! Cada dia mais as marcas fazem propagandas de tênis, óculos, roupas e outros acessórios para praticar o esporte. Um exemplo é a Live! que, além de produzir roupas próprias para corrida, também promove corridas de rua com o objetivo de incentivar as vendas e o esporte.
Certamente, o problema é que, com isso, muitas pessoas acabam achando que é necessário ter um tênis, um look ou um acessório específico para poder praticar – o que não é verdade.
“Roupas leves, que permitam a transpiração, e um bom tênis que ofereça suporte e conforto já são suficientes. Ao longo do tempo, se você quiser, pode investir em roupas mais tecnológicas, mas não é um requisito para começar” – diz Thainá.
Além do preço, que sai do orçamento de muitas pessoas, essa vontade de ter sempre o melhor equipamento acaba incentivando o fast fashion. Atletas profissionais podem até precisar de novas tecnologias, mas como hobby a corrida não exige várias peças para ser praticada. Para aqueles com mais condições, investir em poucos itens de qualidade pode ser ideal
“Um bom tênis é fundamental para evitar lesões e absorver o impacto. Usar roupas leves e confortáveis que permitam a transpiração são importantes também como um top de alta sustentação, shorts de compressão, regata e meia dry fit são indispensáveis. Além disso, um smartwatch e uma viseira para dias de sol são itens importantes também.”, completa a personal.
É importante usar a moda como aliada
A ideia mais legal da corrida é que, além dos benefícios para a saúde física, pode também unir pessoas que compartilham desse mesmo interesse. Por isso, uma moda esportiva elitista pode excluir pessoas de um esporte tão importante.
Por fim, Thaina dá dicas para quem quer começar a correr de forma segura:
“O começo precisa ser devagar, respeitando o seu ritmo. Intercalar entre corrida e caminhada é uma boa forma de iniciar, até o corpo se acostumar e pegar ritmo. Importante é estabelecer metas realistas como correr por 5 minutos sem parar e depois evoluir gradativamente. Procurar profissionais de educação física para fortalecer, evitar lesões. E persistir no processo porque pode ser duro no começo , porém os benefícios como qualidade de vida e autoestima são imensuráveis”
E você, está na sua running era?
Escrito por: Gabriela Travizzanutto | Editado por: Isabella Messias