Tendências

Protetor Solar Físico e Químico: Entenda a diferença entre eles 

Protetor Solar Físico e Químico: Entenda a diferença entre eles 
Foto: Dermage

Você sabia que 80% do envelhecimento da pele é causado pela exposição do sol? O protetor solar é seu maior aliado para manter a pele saudável e protegida, além de ser um dos produtos mais importantes na hora do skincare. Ele dever ser usado diariamente pelo menos três vezes, inclusive em dias nublados ou até mesmo quando você vai ficar em casa.  

A importância do uso diário do Protetor Solar  

O protetor solar tem a missão de proteger a pele de raios UVA, UVB e luz sensível emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores e celulares. Ele também ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e manchas, câncer, envelhecimento precoce da pele e queimaduras solares.

Assim como cremes faciais, existem protetores solares para cada tipo de pele, é muito importante escolher o melhor produto para inclui-lo no seu dia a dia.  A estudante de marketing Leticia Panissa, de 24 anos, usa protetor solar diariamente. “Para mim é de extrema importância usar o protetor solar todos os dias, uso de preferência pela manhã após o skincare.” disse a estudante.

No mercado de beleza existem uma variedade de opções, dentre marcas e valores e tipos sendo os principais o físico e o químico. Mas você sabe qual é a diferença entre eles e qual é o mais indicado para cada tipo de pele?  

Protetor Solar Físico X Protetor Solar Químico 

Protetor Solar Físico 

Ideal para peles sensíveis, os protetores solares físicos (também conhecidos como minerais) contém em sua formulação dióxido de titânio e óxido de zinco. Formando uma camada protetora na pele e bloqueando os raios ultravioletas (UVA e UVB), ele traz uma proteção imediata para a pele após a aplicação, além de ser mais resistente ao suor.

Um ponto importante ressaltar é que pessoas que com Melasma também devem preferir os protetores físicos, para evitar o agravamento das manchas. No entanto, ele pode deixar a pele esbranquiçada, o que não é ideal para quem tem a pele negra.  

Foto: blogdebeleza

Protetor Solar Químico  

Os protetores solares químicos, também conhecidos como orgânicos, são compostos por ingredientes como: avobenzona, oxibenzona, octinoxato, octisalato e homosalato. Esses agentes absorvem os raios solares como se fossem uma esponja e os transformam em calor antes que possam causar dano à pele.

Aliás, sua textura é mais leve espalhando mais fácil na pele e deve ser aplicado 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol.  É indicado para todos os tipos de pele. No entanto, pode causar irritações e reações alérgicas em peles sensíveis.  

Foto: blogdebeleza

Qual é o melhor Protetor Solar? 

Tanto os protetores físicos quanto osnquímicos protegem a pele da mesma forma, prevenindo contra os raios nocivos do sol. A principal diferença entre eles é a forma como agem contra a radiação solar.  

As peles sensíveis podem optar pelo protetor solar físico, enquanto o protetor solar químico é mais indicado para pessoas que têm manchas e pele oleosa, devido a combinação de ativos em sua fórmula.  Entretanto, é importante consultar um dermatologista para saber o protetor ideal para sua pele.

Vocês conheciam a diferença dos protetores solares? Contem para nós aqui nos comentários, e não deixe de acompanhar os conteúdos de beleza do Fashionlismo!!

Por: Patricia Cardoso
Editado por: Catarina Di Rienzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *