
Pinterest Trends 2025: autenticidade, bem-estar e o luxo de ser você
No início de junho, o Pinterest divulgou seu novo relatório de tendências para o segundo semestre de 2025, apontando os interesses mais recentes de seus usuários.
Para entender como isso afeta o comportamento de consumo, o Fashionlismo conversou com Paulo Escrivano, cientista do consumo especializado em tendências e mercado de luxo.
Por um mundo mais aesthetic!
Além de uma rede social, o Pinterest se tornou um lugar para quem gosta de sonhar acordado. Quem nunca criou uma pasta de vision board para o ano ou buscou ideias de looks para algum compromisso?
A plataforma é sinônimo de referência em lifestyle. E as marcas já estão de olho nesse comportamento.

“Estrategicamente, ele (Pinterest) se diferencia por captar o comportamento no estágio pré-consumo, quando o indivíduo ainda está apenas buscando, salvando e organizando ideias. Isso oferece às marcas uma janela rara para observar o que as pessoas querem ser, não apenas o que estão comprando. É uma escuta silenciosa, mas extremamente poderosa, que revela motivações profundas” — Explica Paulo Escrivano.
Para ele, o Pinterest funciona como um “radar sensível de desejos emergentes”, pois atua como uma pista do que está para acontecer no mundo do consumo. Em vez de mostrar só o que os usuários já compraram, ajuda a perceber desejos que ainda estão surgindo – quase como espiar o futuro –. Isso permite que marcas e profissionais se antecipem e se conectem com o público, no timing certo.
Mudança estrutural ou tendência sazonal?
O Pinterest Trends traz pautas como autenticidade, bem-estar e expressão pessoal como desejos centrais das pessoas. Mas em uma geração que consome conteúdos tão acelerados, onde tudo viraliza e desaparece em um piscar de olhos, fica a dúvida: essas tendências vieram para ficar?
Neste caso, Paulo acredita que sim: trata-se de uma mudança estrutural no consumo. As estéticas podem variar, mas o valor real é mais profundo. Identidade própria e autocuidado estão se tornando essenciais nos dias de hoje.
“Essa transição marca a entrada num novo paradigma de consumo: um onde as escolhas precisam fazer sentido emocional, simbólico e até espiritual. As marcas que entenderem isso não apenas antecipam tendências, mas constroem vínculos verdadeiros com seus públicos.”

Esses movimentos não são apenas teóricos: os dados comprovam! O novo relatório mostra que as buscas por “fugir do digital” cresceram 72% e “murais de detox digital” dispararam 273%, sinalizando o desejo coletivo de se desconectar para se reconectar.
Hemisfério Norte e o cenário brasileiro
O relatório é focado em tendências para o verão do Hemisfério Norte — nosso inverno, de 21 de junho a 22 de setembro — mas sentimentos como exaustão digital, nostalgia e expressão individual são universais.
“A globalização do imaginário contemporâneo criou uma base emocional comum: hoje, uma jovem em São Paulo compartilha mais códigos de comportamento com outra em Berlim do que com sua própria mãe”. — Observa Paulo.
Para ele, a principal diferença está em como esses desejos se manifestam na prática.
“No Brasil, por exemplo, a estética cottagecore pode se traduzir em uma valorização renovada da cerâmica artesanal do Vale do Jequitinhonha ou em experiências de turismo regenerativo na Chapada dos Veadeiros.”

Hedonismo vital e as mudanças comportamentais da sociedade
Primeiramente, não é novidade que estamos passando por um momento de resgate ao passado, marcado por uma forte onda de nostalgia. Esse movimento é uma resposta coletiva para a rotina cada vez mais acelerada e à cultura da produtividade extrema da nossa sociedade hiperconectada.
Segundo o especialista, analistas culturais nomearam essa tendência de “hedonismo vital” no SXSW 2025 para explicar a procura por um prazer regenerativo, e não destrutivo. Como diz Paulo:
“As pessoas não querem apenas relaxar: Elas querem se reabastecer”.
Do mesmo modo, essa ideia, reforçada pelos dados do novo relatório, ajuda a entender a grande procura por retiros, detox digital e contato com a natureza, ações que desaceleram a rotina.
Sobretudo, em meio ao excesso de informações, entender o que ainda está sendo sonhado pode ser mais valioso do que analisar o que já foi consumido. E é justamente aí que o Pinterest mostra sua força e nos inspira a olhar para dentro antes de escolher o que vestir, comprar ou viver.
Escrito por: Bruna Portella | Editado por: Alice Maria e Flávia Pereira

