Beleza,  Wellness

Passo a passo de como fazer uma skincare perfeita

O número de pessoas que estão procurando iniciar uma rotina de autocuidado com a pele aumentou muito ao longo dos anos. Atualmente, estima-se que mais de 30% dos brasileiros entre 18 e 35 anos já buscaram orientação dermatológica, seja para cuidados básicos com a pele ou para tratamentos mais intensivos, como o uso de medicamentos como o Roacutan.

Com a influência das skincares asiáticas e principalmente coreanas, as marcas brasileiras precisaram se adaptar às novas vontades dos jovens e adolescentes que iniciam nesse mundo do autocuidado com a pele. Trends como “morning shed” e “sephora kids” surgiram nos últimos anos no Tiktok, plataforma que atinge milhares de pessoas por dia. No entanto, quando se trata de crianças e adolescentes, os dermatologistas defendem que o uso de certas substâncias, como ácidos, não são indicadas para a pele deles, porque ainda não precisam dos benefícios que os produtos prometem. Além disso, outro procedimento que passou a ser muito procurado por jovens de 20 anos é o botox, que é apenas indicado a partir de 25 anos. 

Leia mais: Spas de cabelo chegam em São Paulo conquistando o mercado de beleza

Por onde iniciar?

Para conquistar uma rotina de skincare dos sonhos, separamos algumas dicas do que usar conforme conversamos com o dermatologista Cristiano Kakihara, membro da SBD. 

Primeiro passo: Uso de bons sabonetes é essencial para iniciar uma skincare ideal. Se for uma pele oleosa, o Dr sugere sabonetes que consigam diminuir a oleosidade com uso de substâncias de alta detergência. Para pele normal, um sabonete que controle a oleosidade e traga uma hidratação. Por outro lado, se for seca, um sabonete que tenha mais substâncias para o tratamento da hidratação da pele. 

Segundo passo: Aposta no tônico para uma maior limpeza na pele. Equilibra o pH da pele e prepara para os próximos passos. Pode ter ação calmante, hidratante ou controladora de oleosidade.

Terceiro passo: Usar o sérum indicado pelo dermatologista para o seu tipo de pele e de acordo com o objetivo mapeado pelo especialista. Alguns exemplos são: vitamina C para iluminar, ácido hialuronico para hidratar, niacinamida para controlar oleosidade e acne.

Quarto passo: Hidratante e protetor solar para proteger a pele dos raios solares, além de prevenir contra o envelhecimento e manchas. 

O Dr Cristiano afirma que o dermatologista de confiança deve orientar e escolher cada etapa da skincare com o paciente. “Cada etapa do uso de skincare e cada produto tem uma atribuição e tem que ser devidamente escolhido pelo médico dermatologista, que estuda especificamente para cuidar da pele da maneira certa.” 

Escrito por: Carolina Ferraz | Editado por: Flavia Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *