
Livros de moda para ler ainda em 2025
A bienal do Rio recebeu o maior público desde a sua primeira edição em 1983 e, como resultado, as vendas do evento cresceram 23% a mais em relação à 2023. Em conclusão, isso prova que o público brasileiro está cada vez mais engajado no universo da literatura. A moda é um dos interesses dos leitores brasileiros, que buscam saber a sua história, estudar sobre a sua conscientização ou aprender como aplicar a própria identidade no dia a dia. Portanto, fizemos uma lista com alguns livros incríveis sobre moda lançados nos últimos anos.
Modativismo
Lançado pela editora Pararela, o livro Modativismo retrata a moda e a justiça social. A autora Carol Barreto é professora adjunta do departamento de estudos de gênero e feminismo na UFBA. Além disso, é artista visual e criadora do coletivo modativismo, que trata temas como igualdade no meio da moda e da arte. Ela abordou esses tópicos mais a fundo através do seu livro, que mergulha no antirracismo, feminismo e ativismo usando a sua própria vivência como exemplo.

Paleta perfeita
Lauren Wagner, escritora do blog Collor Collective, explora a teoria das cores em seu livro Paleta perfeita, que foi lançado pela editora Olhares. A edição conta com mais de 900 combinações de cores baseadas em quinze tipos de personalidade, como lúdica e misteriosa. Além disso, o livro é repleto de ilustrações e imagens inspiradoras.

Mulher, roupa, trabalho: Como se veste a desigualdade de gênero
Publicado pela Senac São Paulo, no livro Mulher, roupa, trabalho: Como se veste a identidade de gênero, a advogada Mayra Cotta e a consultora de moda Thais Farage analisam a relação da mulher com as roupas no ambiente de trabalho. Segundo Mayra, para o Globo.com, “A sensação de inadequação da mulher ao espaço de trabalho é permanente, e não tem a ver com a roupa e sim com um mundo que não foi feito para ser ocupado por mulheres, mas que ocupamos por insistência e teimosia.” Dessa maneira, o livro analisa o que motiva as mulheres ao escolher o que usar para trabalhar e como a sociedade influencia esta decisão.

Acessórios: porque, quando e como usá-los
Em Acessórios: porque, quando e como usá-los, publicado pela editora Senac São Paulo, a autora Titta Aguiar buscar esclarecer as dúvidas gerais sobre o uso dos acessórios. Além de mostrar possíveis combinações, ela ainda explora a história deles na sociedade. Por fim, o livro ainda traz um guia sobre dress code e estilo pessoal.

Moda é comunicação?
Publicado pela editora Freitas Bastos e escrito por Mauro Fiorani, o livro Moda é comunicação? Busca entender como essas duas áreas se alinham e coexistem em nossa vida. O autor explora a história da moda e o seu papel na sociedade atual, além de qual o papel da comunicação junto a ela. Em conclusão, entendemos como podemos usar essas ferramentas em nosso dia a dia e no ambiente de trabalho.

Absolutamente Chanel
Escrito por Catherine Örmene e publicado pela editora Senac São Paulo, Absolutamente Chanel é mais do que apenas um livro sobre a marca. Além de entender a ascensão da maison e toda a sua história, o leitor tem um guia detalhado sobre todos os segmentos da marca e os seus últimos diretores criativos. A autora faz a gente entender desde a perfumaria, até a história da bolsa 2.55 e a famosa joalheria da Chanel. O livro ainda conta com fotografias e ilustrações em papel cartão, que deixam a edição ainda mais encantadora.

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Escrito por: Letícia Magalhães | Editado por: Gabriella Lima


Um comentário
Gabriella Lima
Amei o conteúdo! Através da leitura aprendemos muito sobre a moda. ❤️👏