Moda,  Tendências,  Wellness

Joias Bold: a nova febre do momento ou um resgate do passado?

As joias bold são a nova tendência ou será que elas nunca saíram de moda? Você não precisa ser uma pessoa cronicamente online para notar que muitas pessoas trocaram as argolas finas e delicadas por peças robustas e ousadas. Mas será que essa mudança foi do dia para a noite ou as joias bold sempre estiveram presentes e agora estão no pedestal novamente?

Bold do inglês, significa audacioso, ousado, corajoso ou “em negrito”. Estes adjetivos e expressões já descrevem muito bem esta tendência, pois de forma literal são peças que trazem um “peso” ao look. Seja nas orelhas, cintos ou até mesmo nos sapatos.

Mas vamos entender mais a fundo qual o seu significado e de onde exatamente ela surgiu?

O estilo maximalista incorporado por Versace, Moschino e Streetwear

@Versace e @Moschino via Instagram
@Versace e @Moschino via Instagram

Como a maioria das tendências, pode parecer algo novo e bastante moderno. No entanto, essa tem suas raízes lá nos anos 80, década marcada por ser um período da moda nada minimalista. Pelo contrário, é conhecida como uma das eras mais marcantes, extravagantes e ousadas. A era do “mais nunca é demais” e uma das mais cheias de referências icônicas.

Leia também: Mais é mais! Decoração maximalista promete diversão aos ambientes

Em meados de 1978 nascia uma das casas de moda mais importantes e referentes do mercado, a Versace. Fundada por Gianni Versace, a marca teve grande participação nas tendências lançadas em 1980.

Unindo a autenticidade e a ousadia de Gianni, com seu meio social repleto de celebridades, a Versace vestiu grandes ícones. Como Princesa Diana, Elton John e Madonna. Ponto que ajudou a alavancar não só a marca, como o estilo maximalista, bastante presente nos looks assinados por Versace.

Outra grife que impulsionou o maximalismo com suas coleções, foi a Moschino. Fundada em 1983 por Franco Moschino, o estilista criou sua própria marca após trabalhar para a Versace. Apesar de trazer referências da marca de Gianni, Franco também era muito autêntico em suas criações. Afinal, a Moschino tinha sua própria identidade, carregando muito do estilo maximalista, porém sempre com uma certa comicidade.

Além de marcas de luxo, a tendência das joias bold também tem sua origem no Streetwear. Estilo que tem fortes referências no skate e no Hip Hop principalmente, e é marcado pelo uso de roupas e acessórios maximizados; como joias grandes, anéis, brincos e colares chamativos.

@ludmilla e @luccascarlos via Instgram
@ludmilla e @luccascarlos via Instagram

Vestindo da cintura para cima

A partir destas referências a tendência das joias bold nunca mais se apagou. Horas em ascensão, horas em decaída.

Teve então, outro momento de holofote, durante o a pandemia. Impossibilitadas de sair de casa para algo que não fosse ir atrás de suprimentos, as pessoas passaram a sentir uma menor necessida de estarem empre arrumadas.

Daí é que surge o waist-up dressing, conceito que consiste em se arrumar da cintura para cima. Afinal, os únicos momentos em que tinham interações corporativas ou até mesmo sociais, eram através das telas. Assim, com o único contato por reuniões e videochamadas, onde a pessoa que está do outro lado só enxerga a parte de cima do look, os acessórios ganharam um protagonismo.

Joias bold, um toque de atitude

Entende-se que a tendência das joias bold tem referências não só no maximalismo, mas também em estilos diversos, marcas e pessoas. Ao incorporá-la no look, estará carregando muita informação de moda, além de bastante estilo. Assim, podendo explorá-la através de brincos extravagantes e de formatos diferentes, anéis variados, cintos e até mesmo nos pés!

Confira aqui algumas referências para te inspirar!

joias bold refs
@nanaths e @bellacampox via Instagram
@camilaquiroz e @brunamarquezine via Instagram
@camilaquiroz e @brunamarquezine via Instagram
@brunnagolcalves e @euxama via Instagram
@brunnagolcalves e @euxama via Instagram

Escrito por: Eduarda Nunes | Editado por: Isabella Messias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *