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Brechó.com: como a plataforma está criando um mapa colaborativo de brechós no Brasil e incentivando a moda circular

Se o futuro da moda é circular, os brechós são o caminho: uma nova geração está mudando hábitos e colocando peças de segunda mão no centro das escolhas de estilo.

Sempre houve um estigma na moda de que roupas usadas são piores do que roupas novas. Alguns acreditam que o que é novo é melhor; outros associam peças usadas a energias negativas, ou à má qualidade de roupas que já passaram por outras pessoas. No entanto, uma ideia contrária à isso tem ganhado força nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento do conteúdo de moda nas redes sociais e pela valorização da imagem na vida cotidiana.

Um novo hábito, estimulado pela Geração Z e por influenciadores que promovem a economia circular, ganhou força: um relatório da ThredUp — empresa americana que opera uma plataforma de revenda online especializada na venda de roupas, calçados e acessórios usados — aponta que 52% dos norte-americanos já adquiriram peças de segunda mão, tendência que também se reflete no Brasil.

Nesse cenário, destaca-se o site Brechó.com, criado com o propósito de ser uma plataforma de moda sustentável e consciente. A iniciativa emerge no universo do empreendedorismo como uma alternativa criativa e tocando em uma ferida muito atual para os consumidores de moda hoje em dia, um caminho controverso ao hiperconsumismo e ao fast fashion

O novo olhar sobre roupas de segunda mão

Com valores alinhados à moda e à economia circular, a plataforma Brechó.com acompanha o crescimento do consumo de roupas de segunda mão e revela um recorte social de pessoas que, cada vez mais, escolhem consumir de forma consciente.

Seja pela necessidade de economizar, pela adesão a um estilo de vida mais sustentável ou pela busca por autenticidade, muitos enxergam nos brechós a oportunidade de montar um estilo único, com peças exclusivas, vintage e fora do alcance das grandes redes de fast fashion.

Reprodução / Freepik.com

No Brasil, o preconceito contra os brechós tem diminuído. Segundo o Boston Consulting Group, roupas adquiridas em brechós representaram 12% do vestuário nacional em 2024, e a expectativa é que esse número alcance 20% ainda este ano. A influência das redes sociais e o incentivo ao consumo consciente e estratégico de estilo fazem parte do que impulsiona essa mudança no comportamento dos consumidores.

Cada vez mais, as pessoas desejam definir seu próprio estilo, ser notadas e respeitadas por como se vestem e pela sua autenticidade. Por isso, o incentivo ao consumo estratégico está diretamente ligado à moda circular. Tendências vêm e vão, mas o estilo pessoal e as peças atemporais — que ampliam o ciclo de vida das roupas — promovem a valorização da moda consciente, contrapondo o consumo desenfreado e reforçando a importância dos brechós na sociedade.

Reprodução/Pexels

O surgimento do Brechó.com

Nessa lógica, o fundador do Brechó.com, Matheus Rabello, viu que havia uma problemática no acesso aos brechós no Brasil:

“Cada brechó tem sua própria identidade digital; alguns vendem só pelo Instagram, outros pelo WhatsApp. Quem gosta de garimpar precisa caçar loja por loja. Faltava um lugar que reunisse todo mundo“, explica o criador.

Segundo dados do Sebrae e do IBGE, o Brasil possui cerca de 120 mil brechós ativos, movimentando milhões de peças todos os anos. Ainda assim, a maioria dessas lojas permanece fora do ambiente digital, o que dificulta sua descoberta por novos consumidores. É justamente essa lacuna que o Brechó.com se propõe a preencher. Mais do que uma plataforma ideológica, ela foi pensada para facilitar a divulgação e a busca por brechós, além de incentivar o consumo consciente.

Qual foi a solução que Matheus encontrou para esse problema? A criação de um mapa colaborativo, em que todos os brechós cadastrados na plataforma do Brechó.com aparecem para os consumidores de acordo com as ferramentas de busca do usuário, como cidade e categorias. É uma centralização de buscas de forma rápida e prática.

Para o lojista, criar um perfil gratuito leva apenas alguns minutos. É possível definir faixa de preço, público-alvo e serviços extras, como entregas, consignação e brechó solidário. O conceito funciona como um “Google Maps” voltado para a busca de brechós nas redondezas dos consumidores.

Essa alternativa torna real a visibilidade para pequenos lojistas do ramo. O Brechó.com incentiva a moda consciente e ajuda pessoas que, até então, não tinham acesso a essa realidade em evolução. Por meio da plataforma, da ideologia e do comprometimento em transmitir a mensagem principal do projeto, o site combate estigmas relacionados às roupas de segunda mão.

Além disso, desafia a ideia de que estilo vem apenas do que é novo ou das tendências ditadas pelas lojas de fast fashion, que produzem em larga escala e incentivam o consumismo exacerbado.

Mapa interativo do Brechó.com com filtros por cidade, preço, marcas e público

O Brechó.com também é um ecossistema completo na divulgação da moda circular e do consumo consciente. Além de seu principal objetivo ser o mapa colaborativo, o trabalho dos responsáveis pelas plataformas digitais é fundamental.

Por meio de posts diários no Instagram e de um blog ativo no site, a equipe produz material educativo sobre diversos temas do universo dos brechós e da moda sustentável, como dicas de garimpo, histórias de brechós parceiros, sustentabilidade e artigos explicativos sobre como cuidar das roupas, organizar o guarda-roupa, definir estilo e acompanhar tendências que valorizam a moda consciente.

A iniciativa da plataforma é inovadora, já demonstrando resultados e relatos do impacto que essa acessibilidade aos lojistas e consumidores de brechós está causando na realidade das pessoas. Com a queda do estigma em relação às roupas de segunda mão e à moda circular, o trabalho dos brechós começa a ser valorizado e respeitado por aqueles que reconhecem a importância desses pequenos empreendedores.

Quando a loja ganha seu pin no mapa, começa a parceria com o Brechó.com e aparece para os usuários. Alguns fenômenos já foram notados pelos estabelecimentos representados ali:

  • A visibilidade se multiplica: o tráfego deixa de depender apenas do alcance orgânico no Instagram para vir de um portal onde o usuário já chega decidido a garimpar.
  • A confiança aumenta: cada ficha exibe faixa de preço, marcas e serviços, eliminando dúvidas comuns (por exemplo, se a loja faz consignação ou trabalha com tamanhos plus size).
  • A autoridade se consolida: histórias publicadas no blog e compartilhadas nas redes do Brechó.com transformam brechós locais em cases de sucesso, ajudando a educar novos compradores sobre o valor da moda circular.

“Estar no mapa interativo do Brechó.com trouxe ao No Mundo da Lola Brechó uma visibilidade que eu não alcançaria só com o Instagram. A matéria no blog, ao contar nossa história, também aumentou a autoridade da marca. Senti mais confiança dos compradores. Hoje, o Brechó.com é nosso principal aliado para ampliar o público e fortalecer a reputação do Nyna.”

Daniela Kisielewicz, fundadora do No Mundo da Lola Brechó (Ponta Grossa-PR)

Próximos passos: de mil brechós ao selo de verificação

Dessa forma, com toda a proposta do Brechó.com ativa na internet, a plataforma cresce a cada dia, acompanhando a adaptação ao consumo sustentável. Criando estratégias para fidelizar clientes, fortalecer a confiança nos lojistas e garantir uma navegação assertiva pelo site, a equipe liderada por Matheus Rabello trabalha para alcançar a marca de 1.000 brechós cadastrados até o fim de 2025.

“Queremos que procurar ‘brechó’ no Google se torne sinônimo de encontrar o Brechó.com. Nosso objetivo é ser a maior base de dados da moda circular brasileira e, ao mesmo tempo, educar o público sobre o impacto positivo de comprar peças de segunda mão”, idealiza o empreendedor.

O site é intuitivo, trabalhando para a melhor compreensão tanto dos consumidores quanto das lojas cadastradas, com ferramentas para suprir e melhorar a experiência de ambos os usuários. Para os clientes, o site já trabalha com selo de verificação para lojas confiáveis, inspirado no “check azul” das redes sociais, e também com links personalizados para cada loja, que funciona como uma mini-vitrine fora do mapa. As lojas também podem acompanhar o painel de métricas, com dados de visualização e cliques, dando aos lojistas insights sobre o comportamento dos compradores.

Como participar

Lojistas interessados podem se cadastrar gratuitamente em brecho.com/cadastrar e, em poucos minutos, aparecer no mapa. Já os garimpeiros de plantão podem explorar a versão beta em brecho.com, ativar filtros personalizados e descobrir novas lojas – tudo isso enquanto ajudam a impulsionar uma cadeia de consumo mais sustentável.

Em meio ao crescimento explosivo do mercado de segunda mão, iniciativas como o Brechó.com mostram que conectar brechós e consumidores não é apenas uma questão de conveniência, mas um passo essencial para acelerar a moda circular no Brasil.

Escritora: Evelin Favacho | Editora: Giovanna Té Bassi

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