Beyoncé e o seu impacto na moda: cantora troca figurino para homenagear estilistas negros
Não tem ninguém que não tenha ouvido sobre a mais nova tour de Beyoncé, Renaissance World Tour. Trazendo looks icônicos, performance, vocais e muito mais que nós sabemos que a Sr. Carter pode entregar, suas apresentações mais recentes têm sido um sucesso.
Certamente, a cantora é conhecida pela sua carreira brilhante, pelas performances memoráveis, incontáveis hits e dentre outros feitos. Entretanto, também merece destaque o seu lado ativista, pois ela sempre busca colocar a raça em destaque e dar voz a pautas ligadas ao tema.
Ainda mais, em sua nova turnê não seria diferente; no dia 18 de junho, em Amsterdã, a empresária trocou seus figurinos oficiais para homenagear estilistas negros. Sendo assim, dando um espaço grandioso para que todos vissem os talentos escondidos. No entanto, a homenagem não foi por acaso; desde 1866, nos Estados Unidos é comemorado o Juneteenth, feriado nacional que comemora a libertação dos afro-americanos.
Sendo uma importante data para a cultura afro-americana, Queen B., de forma simples mas ao mesmo tempo grandiosa, prestou sua homenagem. De acordo com o seu perfil do Instagram, a cantora compartilhou os figurinos para que o público conhecesse o trabalho impecável dos estilistas: “Em homenagem ao Juneteenth, tudo que eu usei para a Renaissance World Tour esta noite foi criado exclusivamente por estilistas negros”.
Portanto, vamos conhecer os designers que vestiram Beyoncé:
Maximilian Davis
A cantora iniciou a tour com Ferragamo, idealizado pelo designer Maximilian. Um vestido vermelho, com bordados de cristais e uma fenda alta. Também feito por Davis, Beyoncé usou um mini vestido drapeado em jérsei prateado, complementando o look com lenço e luvas do mesmo tecido, e combinando com uma bota de cano alto no tom do figurino.
O estilista se sentiu honrado por vestir a cantora e contou como pensou nos looks para a performance: ”foi uma honra criar esses looks para a Beyoncé e fazer parte do processo criativo dela. Eu queria criar peças que sentissem que habitavam seu espírito e estilo”, disse Davis” para a revista Couromoda.
Beyoncé e o look de abelha de Olivier Rousteing
O designer criativo da grife Balmain, Rousteing inovou com a alta costura no look icônico de abelha que a cantora performou na música American Has a Problem. Só para ilustrar, ele fez uma reinterpretação do primeiro look de abelha usado por Bey no início da turnê.
Rousteing também criou outro look incrível, um Balmain todo prateado fazendo jus à estética da tour Renaissance.
Ivy Park, marca de Beyoncé
Claro que não podemos deixar de citar o look rosa que parou a internet. Com sua marca Ivy Park fomentando e significando mais ainda a homenagem, Bey colocou em destaque criações de estilistas negros.
Só para ilustrar, o look é inspirado na Ball Room dos anos 80 e no Studio 54. E como a rainha não dá ponto sem nó, ela usou referências claras, como a estilista das estrelas Bob Mackie que fez o famoso e memorável vestido da Marilyn Monroe.
E claro, o look todo vermelho da Off White que usou em algumas apresentações, dando um ar de poder à perfomance da música Formation.
Feben
Beyoncé usou um design feito pela estilista que é conhecida por seu trabalho com estampas, aplicações e crochês e recortes em alfaiataria. O figurino foi o mais diferente, porém ganhou destaque e ganhou o coração de quem estava no show ou viu pela internet.
Laquan Smith
No encerramento do show, a cantora usou um macacão todo prateado com aplicações em vidros e pedrarias junto com um casaco prateado de franjas impecável feito por Olivier Rousteing.
Sem dúvida, através dessa iniciativa, Beyoncé mostra o seu impacto ao dar voz para a comunidade preta. Colocando-a em destaque e dando visibilidade, deixa claro o porquê de ser uma artista tão grandiosa e respeitada por todos.
Escrito por: Gabriella Rodrigues Lima | Editado por: Carolyne Ferreira