Carolyn Bessette Kennedy e a sua influência no minimalismo
O minimalismo dos anos 90 é facilmente representado por Carolyn Bessette Kennedy, a mulher que pavimentou o estilo.
Carolyn Bessette começou como vendedora em uma loja da Calvin Klein em Boston, mas, dentro de um ano ela estava em Nova Iorque, onde trabalhou como personal shopper para clientes famosos, como Faye Dunaway e Diane Sawyer. Posteriormente, como relações públicas da marca, na qual colaborou por sete anos. Seu estilo incorporava uma imagem refinada, por isso Bessette foi fundamental para a própria propaganda da Calvin Klein.
Quando a relações públicas começou a namorar o filho do 35º Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy Junior em 1994, o seu estilo concretizou-se aos olhos dos cidadãos estadunidenses. Uma das poucas maneiras de realmente ver como era o cotidiano do casal mais famoso de Nova Iorque era através das fotos dos paparazzis. Carolyn foi uma das primeiras pessoas a ser fotografada andando pelas ruas em uma época pré-street style.
No mundo da moda, ela virou um verdadeiro ícone, porque sabia exatamente como mesclar o clássico com o moderno, proporcionando looks harmônicos e sofisticados, adaptados a uma rotina corriqueira. Carolyn era uma mulher que trabalhava e, com isso, sabia trazer praticidade às suas roupas.
Como ela influenciou os anos 90
É difícil definir a moda dos 90 em somente uma palavra, foi uma era cheia de tendências, onde itens básicos e marcantes contavam presença. Carolyn contribuiu com looks monocromáticos e cores neutras, que se tornaram referência para as mulheres da época que procuravam um estilo parecido com o quiet luxury.
As peças chave do guarda-roupa de Carolyn
Ela usava conjuntos totalmente pretos, que era então a sua cor favorita. O tom escuro criava um contraste marcante com o cabelo loiro e as suas feições, mas, também gostava especialmente de combinar bege ou marrom com seus looks pretos.
Outra característica de suas vestimentas era a ausência de logotipos de marcas, basicamente uma regra na composição de seus looks. Carolyn chegou a remover vários de suas roupas.
Sua marca favorita para eventos noturnos era a Yoji Yamamoto.
Bassette era fã de jeans, particularmente da marca Levi’s, com um corte reto na altura do tornozelo.
O icônico vestido de casamento
Entre os anos 80 e 90, os vestidos de noiva eram armados e bufantes, como o da Princesa Diana. Entretanto, o casamento de Carolyn e John Kennedy Junior ocorreu em uma ilha junto à costa da Geórgia, e ela usou então, apenas um modesto slip dress acompanhado de um véu transparente e sandálias Manolo Blahnik. Como não era uma usuária assídua de jóias, nem mesmo em seu casamento era possível avistar um brinco.
Pioneira quando o assunto é minimalismo e elegância, Carolyn Bessette Kennedy ensinou que silhuetas clássicas e cores sólidas nunca irão sair de moda.
Escrito por: Nathalia Molinari | Editado por: Letícia Virgínia