Comportamento,  Sociedade,  Tendências

A briga silenciosa entre marcas de jeans

Foto: Instagram: American Eagle e @brecha

Pode parecer estranho, mas campanhas de jeans de grandes marcas têm ganhado contornos políticos e ideológicos nos últimos meses. O caso mais recente envolve a American Eagle e a atriz Sydney Sweeney, conhecida por papéis em Euphoria e The White Lotus.

O comercial, lançado em julho, mostra a atriz loira, de olhos azuis, desfilando com peças da marca e encerrando o vídeo com a frase “Sydney Sweeney has great jeans” (Sydney Sweeney tem ótimos jeans). A mensagem, no entanto, foi interpretada por parte do público como um trocadilho com “great genes” (ótimos genes), associado a discursos eugenistas.

A polêmica ganhou força quando veio à tona a filiação política de Sweeney ao Partido Republicano, e se intensificou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também republicano, elogiar o comercial publicamente.

(Reprodução/Instagram)

Nas redes sociais, a campanha foi acusada de transmitir mensagens racistas e de reforçar estereótipos ligados à eugenia. A American Eagle negou qualquer intenção subliminar, mas o debate continuou a crescer. Confira:

A RESPOSTA DA GAP

Poucas semanas depois, a marca Gap apresentou uma resposta indireta ao episódio com a campanha “Better in Denim”, estrelada pelo grupo pop internacional Katseye, formado por Daniela Avanzini, Lara Raj, Manon (Meret Manon Bannerman), Megan Skiendiel, Sophia Laforteza e Yoonchae Jeung — artistas de diferentes nacionalidades. “Cada um de nós vem de diferentes partes do mundo, com culturas, línguas e histórias únicas”, compartilharam os membros do grupo. “É a essência que faz nosso som, estilo e presença se destacarem.”

(Reprodução/HYBE LABELS)

Diferente da American Eagle, a proposta da Gap coloca em evidência a diversidade e a individualidade. As produções destacam o estilo único de cada integrante do grupo: de combinações clássicas de jeans e colete, usadas por Yoonchae, até a sobreposição de camisa social, regata e saia plissada escolhida por Sophia. Veja:

O curta-metragem e o ensaio fotográfico também resgatam os icônicos jeans de cintura baixa da Gap, símbolos dos anos 2000, embalados pelo hit Milkshake (2003), de Kelis. Publicado há apenas seis dias, o vídeo ultrapassou 22 milhões de visualizações e tem recebido elogios por valorizar identidades plurais e corpos diversos.

Um dos comentários que viralizou resumiu o tom irônico da discussão: “Can’t wait to tell my children about the great denim wars of 2025” (“Mal posso esperar para contar aos meus filhos sobre a grande guerra dos jeans de 2025”).

Escrito por: Alexia Alves | Editado por: Isabela Godoy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *