Denim e sustentabilidade marcam o Verão 2025 da Diesel
Além da coleção, cenário do desfile foi montado com mais de 15 toneladas de retalhos de denim, que serão reaproveitados de forma sustentável.
O denim, mais uma vez, destacou-se como a grande estrela da nova coleção Primavera/Verão 2025 da Diesel. Além da própria coleção, eles criaram o cenário do desfile, realizado no último sábado durante a Semana de Moda de Milão, com mais de 15 toneladas de retalhos de denim, que reaproveitarão de maneira sustentável.
“Há beleza no desperdício, no que é desgastado e destruído. É na circularidade dos resíduos de denim e no desgaste que construímos nossa coleção”, explicou o designer criativo da marca, Glenn Martens.
Compromisso com a circularidade
As notas do show detalham que o futuro da Diesel é a circularidade, com um compromisso em encontrar maneiras sinérgicas de reutilizar materiais. Por exemplo, eles reaproveitam os resíduos de denim para criar materiais utilizados nos setores automotivo e de isolamento. Após o desfile, reutilizarão e reaproveitarão todo o conjunto
Esse compromisso com o denim e a circularidade se refletiu na nova coleção, que contou com mais de 70 looks. Os designers confeccionaram os moletons de algodão, minivestidos e regatas com decotes que aparentavam estar desgastados, mas, na verdade, usaram um jacquard devoré, onde queimaram o algodão para revelar o tule por baixo, criando esse efeito.
Resgataram estampas de bandanas da Diesel dos arquivos da marca e as aplicaram sobre tecidos plissados, quebrando-as estrategicamente para criar um sofisticado efeito trompe l’oeil. Por outro lado, as jaquetas de couro, por sua vez, passaram por tratamentos especiais para simular o visual desgastado de jeans antigo.
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Além disso, outro destaque da coleção foi o jeans tingido em tons de camelo. Ademais, também merecem menção os micro shorts com franjas extralongas, que atingem um comprimento que seria impossível alcançar apenas com o desgaste natural.
Ousadia e inovação
“Os acessórios se destacaram por sua ousadia única, começando com a estreia da bolsa escultural ‘Double-D’, que, além de homenagear a tradição da marca, trouxe um toque inovador. Da mesma forma, as botas trompe l’oeil chamaram a atenção ao mesclar a estética de jeans justos com saltos altos. Por outro lado, os óculos, desenvolvidos em colaboração com a Luxottica, foram elaborados com um acabamento intencionalmente desgastado, capturando perfeitamente a atitude distintiva da marca.
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Escrito por: Letícia Nogueira | Editado por: Flávia Pereira
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