Mala de inverno: como montar uma mala versátil sem passar frio?
Tem uma viagem marcada durante o inverno e não sabe como montar uma mala prática, com looks estilosos, e o melhor de tudo, sem passar frio? A gente te ajuda nessa! Vamos lá?!
A consultora de imagem e estilo Luíza Marangon conversou com o Fashionlismo, e trouxe dicas valiosas para você ter uma mala de inverno versátil, confortável, e sem pesos desnecessários. Let´s go!
De olho no termômetro
O primeiro passo para iniciar a montagem de uma mala de inverno, é entender o quão frio é o destino. Luíza explica que existem lugares que são quentes durante o dia, e frios durante a noite. Porém, já existem destinos que podem ser frios 100% do tempo.
“Só depois que entendemos o quão frio é o lugar, é que conseguimos definir quais são as peças que não podem faltar”, afirma.
Foque nas peças coringas
Roupas de inverno tendem a ser mais volumosas, então, quando pensamos em versatilidade, precisamos escolher quais serão as peças coringas que vão deixar seus looks mais dinâmicos e as suas malas mais leves.
Para Luíza, quando falamos, por exemplo, de um inverno mais rigoroso, uma peça que não pode faltar é a segunda pele térmica.
“Quando a gente sente muito frio, a tendência é querer colocar muita roupa, isso não é interessante porque exige mais espaço na mala, além de não ser confortável”, ressalta.
Outro ponto destacado por Luíza, é que quando optamos por peças térmicas, tanto blusas, como calças, conseguimos manter a temperatura do corpo com camadas mais finas no externo, deixando as malas mais leves e o aquecimento mais eficiente.
Monte uma cartela de cor para a sua mala de inverno
Além de entender o contexto do destino, como temperatura, estilo da cidade, comportamentos culturais e afins, certamente é preciso também definir uma cartela de cores para sua mala. Isso vai fazer com que as peças escolhidas tenham mais combinações, e de um jeito muito mais prático.
“Se a gente pega roupas com cores completamente diferentes, e não conseguimos fazer mais de um look com aquela peça, com certeza teremos mais dificuldade de ter uma mala que seja realmente enxuta”, explica.
Luíza ensina que, ao escolher uma blusa ou um casaco, por exemplo, é preciso que essa roupa faça sentido com pelo menos outras quatro partes debaixo. Da mesma forma quando pensamos em calças ou saias, elas precisam ter outras possibilidades de combinações com blusas, sapatos, bolsas e demais acessórios.
Use e abuse dos cachecóis
Sem dúvida, um item super interessante que pode fazer toda a diferença em sua mala de inverno são os cachecóis.
“Se a gente consegue construir bases que sejam neutras e versáteis, é possível trazer o ponto focal do look para os cachecóis”, pontua.
Luíza destaca que além de serem peças que ocupam pouco espaço na mala, eles ajudam a transformar a produção completamente.
“Se eu tenho um cachecol mais vibrante, com cores mais claras, diurnas, ele vai transitar bem nesse ambiente. Agora, se eu tenho a mesma base, porém, com um cachecol mais escuro, talvez com fios metalizados, eu já consigo ter outra comunicação que faz com que o mesmo look do dia transite à noite”, ensina.
Isso só reforça que é extremamente importante pensar em tornar todas as roupas da sua mala, em roupas versáteis. E isso só é possível quando fazemos com que aquela escolha combine com várias outras opções disponíveis dentro do planejamento.
Lembrete: todo item da sua mala é uma oportunidade
Luíza finaliza explicando que todos os itens de moda são uma oportunidade para comunicar nossa personalidade.
“Ser estiloso é conseguir comunicar quem você é de uma forma segura e confortável com aquilo que você está vestindo”, ressalta.
Ela ensina também que isso pode ser explorado de diversas formas no frio: nos sapatos, meias, calças, casacos, toucas, e demais acessórios. Por isso, ao montar sua mala, lembre-se que, acima de tudo, essa é uma oportunidade também de comunicar sua essência e colocar para fora o seu estilo.
“Montar looks estilosos nada mais é do que identificar os elementos que te representam e vesti-los de uma forma segura e autêntica” finaliza.
Esperamos que a sua mala de inverno não seja mais a mesma depois dessa matéria, e que, além de conseguir ter looks incríveis, confortáveis e versáteis, que você consiga expressar toda a sua autenticidade em suas escolhas.
Você também vai gostar de ler:
- Lábios no inverno: hábitos para prevenir o ressecamento
- Vestido no inverno: dicas infalíveis de como usar
- Tendências de inverno 2024 que você precisa ficar de olho
Agora, se você ama conteúdos sobre moda, beleza, tendências, não deixe de acompanhar o Fashionlismo. Tem muito conteúdo incrível para você explorar! Ah, também não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais.
Até a próxima!
Escrito por: Micaela Sousa | Editado por: Clara Molter Bertolot