Visuais urbanos e confortáveis dominam a passarela da Blumarine
Nesta sexta-feira (23), a Blumarine trouxe sua coleção de Inverno 24/25 para a passarela da Semana de Moda de Milão. O desfile foi a estreia de Walter Chiapponi como diretor criativo da maison, após a separação de Nicola Brognano, que atuava no posto há quatro anos. As peças do stylist marcam um novo percurso para a grife na moda.
O show se iniciou nos assentos, com um poema sobre o ato de explorar a cidade na madrugada, de autor desconhecido. Os versos retratavam a ideia de “vestes confeccionadas pela própria cidade”, perspectiva que se traduziu nos looks. Trench coats urbanos, vestidos de renda, moletons com capuz e conjuntos de malha integraram a coleção. Além disso, os visuais também contaram com uso de cores pastéis, pompons e variações de estampas, de leopard print até combinações florais. Tonalidades de amarelo, vermelho e rosa foram as bases da coleção.
Pautados por um street sexy confortável, os outfits representam uma nova era para a Blumarine. Em outras palavras, a estética se diferencia dos desfiles de Brognano, ponto de vista público que o público manifestou nas redes sociais. Logo, ainda é cedo para saber o percurso que a grife tomará sob a nova a direção, mas as expectativas são altas.
Sobre o novo diretor
Walter Chiapponi entra na direção criativa da Blumarine com uma trajetória de destaque no universo da moda. O estilista já fez parte da equipe criativa de nomes como Tod ‘s, Givenchy, Gucci, Bottega Veneta, Valentino e Miu Miu.
O estilista italiano sempre demonstrou propensão para a área. Assim sendo, Walter frequentou a escola de arte e depois se voltou para a moda, matriculando-se no Istituto Europeo di Design. Após a formatura, um encontro com Alessandro Dell’Acqua, que foi seu professor, deu início a sua trajetória no mundo fashion.
Primeiro foi Dell’Acqua, seguido pela Blumarine, onde Chiapponi foi nomeado diretor de design, em 2001, trabalhando ao lado da fundadora Anna Molinari. O artista se mudou para Paris, para colaborar com Riccardo Tisci, como seu primeiro assistente, na Givenchy. Em 2007, foi à Roma, aprimorando suas habilidades na Valentino sob Alessandra Facchinetti e na Gucci sob Frida Giannini, retornando em seguida para Milão na equipe de Miuccia Prada, na Miu Miu.
Após esse período, em 2016, o profissional foi diretor de design da Bottega Veneta, primeiro sob Tomas Maier, depois com Daniel Lee, antes de finalmente se tornar creative director em 2019 na Tod ‘s. A mescla entre elegância e provocação foi o que o levou ao seu cargo atual na Blumarine, em novembro de 2023.
Escrito por: Mariana do Patrocínio | Editado por: Flávia Pereira