
Rala Bela: a marca que une moda, inovação e propósito
Rala Bela é uma marca gaúcha de roupas esportivas e casuais, que (como dito a cima) une moda inovação e propósito. E consolidada no mercado, com mais de 30 anos de história, a marca caminha atualmente rumo ao sucesso.
Primeiramente, alinhada ao seu propósito de entregar uma moda criativa e inovadora, a Rala Bela será uma das primeiras marcas brasileiras a lançar peças com etiquetas inteligentes.
A história da marca gaúcha
Rala Bela foi fundada em 1992, no município de Bom Princípio no Rio Grande do Sul e carrega uma história familiar.
Do mesmo modo, a marca gaúcha já consolidada no mercado, entrega uma moda esportiva e casual. Ela é comprometida com fatores sociais e ambientais durante toda a jornada do ciclo do produto, e mantém produção própria e 100% brasileira.

Sobretudo, esta presente em mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul e também nos estados de Santa Catarina e Paraná. Além de vender para o Paraguai, possui uma loja online com entregas para todo o Brasil.
Saiba mais em: https://www.ralabela.com.br/inverno-2025/sobre
Tecnologia NFC integrada a peça de roupa
A princípio, conectada com seus propósitos, a marca gaúcha está prestes a dar mais um passo de inovação na moda brasileira ao integrar tecnologia NFC (Near Field Communication) em sua nova coleção.

Antes de mais nada, a coleção de verão 2026, “Uma Jornada em Movimento”, contará com 13 peças, entre jaquetas e conjuntos versáteis. Contudo, as etiquetas inteligentes com tecnologia NFC, presentes em todos os itens da coleção, levarão o consumidor a uma experiência inédita: Ao aproximar o smartphone da tag fixada à peça, será possível acessar à conteúdos exclusivos, informações, novidades e bastidores da marca.
A tecnologia presente nesta coleção visa estabelecer uma conexão de proximidade com o lojista e consumidor, sendo uma ponte entre o físico e o digital, oferecendo um novo significado ao ato de vestir.
“Durante uma das minhas pesquisas de campo na feira Inspiramais, identifiquei o uso de etiquetas NFC em peças de roupa – um sinal que, à primeira vista, poderia passar despercebido, mas que carrega um potencial estratégico enorme –. É esse tipo de descoberta que buscamos validar: inovações com impacto real no comportamento do consumidor.” — Revela Symone Rech, consultora de pesquisa e tendências da Rala Bela.
Leia também: Marcas de fast fashion tentam se reinventar com discurso sustentável
Deserto do Atacama como metáfora do futuro
À primeira vista, esse avanço tecnológico está ligado diretamente com o conceito da nova campanha da Rala Bela, “Uma Jornada em Movimento”. A produção visual foi toda realizada no Deserto do Atacama, no Chile.
Do mesmo modo, o destino foi escolhido por sua paisagem extrema e sua relevância ambiental e tecnológica. O deserto serve de cenário e símbolo para a nova fase da marca gaúcha, que alia consciência com responsabilidade social e inovação.
“Queremos que cada peça carregue uma história, não apenas de estilo, mas de propósito. A tecnologia NFC é nossa forma de aproximar ainda mais as pessoas dessa narrativa” — Afirma Marines Winter Luft, diretora criativa e CEO da Rala Bela.

Desde já, a campanha explora o potencial simbólico da região, realizada em locações como o Vale do Arco-Íris e a Cordilheira do Sal. Hoje referências globais em energia solar e gestão de captação da água – valores que também movem a marca gaúcha rumo a um futuro mais consciente.
“Acreditamos que estilo e inovação devem caminhar juntos. E mais do que isso, que a moda tem o poder de educar, conscientizar e transformar” — Diz Julia Luft, coordenadora de marketing da Rala Bela, que lidera a direção da campanha.
A coleção Verão 2026 será lançada em setembro de 2025 e busca ampliar a experiência do consumidor para além da estética. A escolha por tecnologia e conteúdo digital busca incentivar uma relação mais reflexiva com o ato de vestir, integrando informação, funcionalidade e propósito às peças do dia a dia.
“A tecnologia NFC transforma a roupa em um ponto de contato interativo entre marca e consumidor. Não se trata apenas de inovação pela inovação, mas de aplicar com propósito, gerando valor, fortalecendo vínculos e traduzindo tendências globais para o contexto real das marcas brasileiras” — Revela Symone Rech.
Gostou dessa iniciativa? Para acompanhar a marca e conferir alguns spoilers da coleção, siga o Instagram @ralabelaoficial.
Escrito por: Eduarda Nunes | Editado por: Alice Maria
