Photocards e itens de K-Pop como acessórios
É indiscutível como o K-Pop se tornou tão popular e influente nos últimos anos. Além de conquistar uma imensa quantidade de fãs pelo mundo inteiro, o gênero também é bastante conectado com o universo da moda. Mais do que isso, o K-Pop não só está presente em colaborações com diversas marcas de luxo, mas também com seus próprios entusiastas. Os fãs não apenas se vestem inspirados em seus ‘idols‘, mas também querem usá-los como acessórios em seus looks, através de itens como photocards, chaveiros, álbuns e etc.
Para quem não ouve K-Pop, os photocards são basicamente cartas colecionáveis que geralmente estão presente em álbuns, com imagens dos membros do grupo. Cada álbum pode vir com uma seleção de photocards, com diferentes fotos de cada membro, e então, os fãs costumam tentar completar suas coleções.
O hábito de colecionar photocards é mais comum do que imaginamos, inclusive no Brasil, devido à facilidade de comprar itens de outros países hoje em dia. Acima de tudo, o K-Pop e a criatividade estão intimamente ligados e, os fãs também entram em cena, utilizando os photocards de formas surpreendentes.
Maneiras de usar photocards nos looks
Um dos jeitos mais comuns de usar photocards como acessórios é em chaveiros para bolsas, ainda mais com a tendência dos ‘bag charms‘ atualmente. No K-Pop, existem os ‘holders‘, que são chaveiros específicos para colocar os photocards. Existem infinitos tipos, do mais simples ao mais decorado, e eles costumam ser combinados com a foto do ‘idol‘.
Por outro lado, existem bolsas que já possuem um espaço reservado propriamente para colocar photocards. São como uma “janela” em acrílico ou material semelhante transparente, cuidadosamente projetados para manter os photocards visíveis e protegidos, permitindo que os fãs exibam seus ‘idols‘ favoritos com elegância.
Outra tendência crescente é o uso de photocards dentro de capinhas de celular. Basta ter uma capinha transparente e colocar o photocard dentro. Muitos fãs até decoram as capas com adesivos e acessórios, para deixar mais único. Da mesma forma que existem bolsas específicas para photocards, existem também capinhas de celular com compartimentos para pôr cartões, onde os photocards também cabem.
Álbuns de K-Pop também servem de acessórios
Os grupos da SM Entertainment costumam lançar miniaturas de álbuns chamadas “smini“. Embora esses itens não sejam exatamente photocards, o destaque é que essas miniaturas funcionam como pingentes, permitindo que os fãs usem de forma estilosa em bolsas ou até em capas de celular.
Joy, do Red Velvet, com um ‘smini’ do grupo no celular (Reprodução/Instagram)
Ainda falando da empresa SM Entertainment, o girlgroup Red Velvet lançou, em 2023, uma edição limitada do seu 3º álbum “Chill Kill”, a qual vinha com duas opções de bolsa para escolher, uma vermelha e a outra prateada, ambas com detalhes e características do grupo.
Da mesma forma, o girlgroup NewJeans é bastante conhecido por lançar álbuns diferentes e únicos. Logo no seu debut, o grupo introduziu uma versão de álbum em bolsa também, que havia três variações diferentes: preta, branca e vermelha.
Mas, não são só os girlgroups que inovam. A sub-unit BSS, do boygroup SEVENTEEN, lançou uma edição especial do seu álbum “Second Wind”. Nesta versão, havia um kit esportivo que constava com uma camiseta, um par de meias, faixa de cabelo, scrunchie e máscara facial.
Seja você um colecionador ou alguém que apenas escuta e aprecia K-Pop, incorporar acessórios do gênero nos looks pode ser uma ótima forma de se conectar com a música e os artistas que você ama, enquanto mantém o visual único e criativo.
Escrito por: Luiza Carolina Castro | Editado por: Flávia Pereira