Minhas Matérias,  Moda,  Tendências

O Indie Sleaze está de volta? Tudo indica que sim

A princípio, quem estuda sobre tendências e comportamento, sabe que a moda é cíclica. Com o fim das tendências do início dos anos 2000, estamos notando elementos da moda do final da década, como Twee Girl (versão mais fofa) e agora, o Indie Sleaze. No TikTok, a procura pelo termo Indie Sleaze atingiu a marca de 179.1M.

@heeeyflah A volta do Indie Sleaze 💁🏽‍♀️ #trendcycle #indiesleaze #tumblr2014 #tumblrfashion #moda #tendencias #fashiontiktok #fy ♬ Ticket To Ride – Remastered 2015 – The Beatles

Com o meu radar de coolhunter, a trend deu começou a surgir em 2022, mas foi mais popularizada no exterior. Porém, agora em 2024, ela surge novamente. Mas, será que é uma tendência passageira?

Esta estética foi febre entre 2007 e 2013 entre os jovens. Em redes sociais como Tumblr e Instagram, encontrávamos fotografias com flash e geralmente em situações de comemorações ou descontraídas. A maior referência, na época, era o fotógrafo The Cobrasnake.

Indie Sleaze
Polaroid @poonehghana (Reprodução/Instagram)

Só para exemplificar, celebridades e ícones da moda como: Alexa Chung, Lady Gaga, Katy Perry, Ashley e Mary-Kate Olsen, Taylor Momsen, Lana Del Rey, Sky Ferreira e Kesha eram adeptas a este estilo que esbanjava personalidade.

Cena de uma festa indie (Reprodução/Instagram)
Alexa Chung (Reprodução/Instagram)
Victoria De Angelis (Reprodução/Instagram)

Cena musical indie

Em primeiro lugar, na cena musical, o indie surgiu na década de 1980 na Inglaterra, com bandas independentes (que não faziam parte de grandes gravadoras), como o The Smiths e Joy Division. Nos anos 2000, o indie se tornou um gênero musical (também conhecido como rock alternativo), que recebe influência do rock, folk, new wave e synth-pop. As bandas que consolidaram o estilo foram Arctic Monkeys, The Strokes, Twoo Dor Cinema Club, The Kooks e Franz Ferdinand, e mais tarde, nos anos 2010, Lana Del Rey.

Quais são os elementos do estilo Indie Sleaze?

Ainda assim, o Indie Sleaze é um estilo maximalista e underground, que une os estilos rocker, grunge, emo, punk, hipster, glam e vintage (o que resgata peças dos anos 1970, 1980 e 1990).

Do mesmo modo, o visual indie é composto por peças como: camisetas de banda, shorts com meia-calça (tanto a tradicional preta como colorida), disco pants, coturnos, all stars, botas de plataformas, jaquetas de couro, vestidos girlie, jaquetas jeans personalizadas, animal print etc.

Mischa Barton (Reprodução/Instagram)
Meninas indie (Reprodução/Instagram)
Meias estampadas (Reprodução/Instagram)

Só para ilustrar, em acessórios, a headband e chapeús fedora eram febre, na época. Bonés, mix de colares e pulseiras, óculos coloridos e maximalistas também faziam parte do estilo.

Nesse sentido, no quesito beleza, o indie sleaze é marcado por delineadores, sombra preta e lápis de olho. Sabe o olho esfumado preto? Pode apostar que ele será a próxima tendência de make. Contudo, nos lábios, batons como vermelho, vinho ou nude eram usados pelas fashionistas da época.

Quais foram as marcas que influenciaram o Indie Sleaze?

A marca queridinha na época por lançar a famosa disco pant, era a American Apparel. Outra marca que resgata a estética Indie Sleaze é a Saint Laurent e a Isabel Marant. Na temporada de desfile da semana de moda de Paris 2021, a YSL apresentou uma coleção com elementos desta estética, com referências aos anos 1980.

Já a Isabel Marant e a Chanel apresentaram, na semana de moda de Verão 2024, peças com elementos do Indie Sleaze.

Escrito por: Flávia Pereira | Editado por: Clara Molter Bertolot

Quem é a Flávia? Jornalista apaixonada por moda desde criança e produtora de conteúdo de moda e beleza. Também escreve textos e poemas nas horas vagas, é apaixonada por música, livros, fotografia e arte. Flávia é a fundadora, editora-chefe e diretora de conteúdo do Fashionlismo.