O imediatismo na moda é realmente necessário?
Sobre o imediatismo na moda… Será que de fato, ser imediatista na moda vale a pena? Postar sobre a semana de moda no timing certo ou apenas ter mais tempo para escrever sobre? O que vale é ter o conteúdo, não é mesmo? Não importa o tempo em que ele for postado. E por falar nisso, já ouviu falar de slow blogging?
Logo após ler um post da Daniele Xavier, co-fundadora do portal de notícias Hylentino, sobre o imediatismo na moda e que a moda pode ser indispensável, me fez refletir bastante sobre o tema. Aqui na redação, estamos correndo para entregar as matérias sobre a semana de moda no tempo certo, mas às vezes ocorre algum imprevisto, o que acaba atrasando um pouco o conteúdo.
Mas, é necessário jogar todo um trabalho fora, por conta do timing certo? E como fica a saúde mental dos redatores, designers gráficos, social medias que precisam correr contra o tempo para entregar tudo na hora? E a minha saúde mental, que fica responsável por tudo isso?
De início, para ajudar meus colaboradores a vivenciar o ritmo de uma redação, disse: “O deadline é de no máximo, 3 dias após o desfile, pois precisamos postar no timing certo. Tudo bem?”. Mas, ao longo do tempo, fui notando o peso disso. Editei a maioria das matérias, o time de designer gráfico estavam atarefados com suas demandas e o time de redação a todo vapor. Logo após uma das colaboradoras alegar que estava indo tudo muito rápido demais, foi que percebi que precisávamos desacelerar. Então, resolvi escrever este texto.
Sobre o imediatismo na moda e a saúde mental
Estamos no mês do Setembro Amarelo e a saúde mental é importantíssima! E nessas horas, é essencial refletirmos sobre isso. Correr contra o tempo alimenta a ansiedade e isso não é nada bom. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil foi classificado como o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população afetada, o que representa mais de 18 milhões de brasileiros.
Nessas horas de aflição, o ideal é parar e relaxar. Fazer algo para amenizar os sintomas de ansiedade como: descansar, ler um livro agradável, fazer uma caminhada, exercícios físicos, yoga, ter uma qualidade de sono, ou seja, se cuidar…
A questão é que, não vamos deixar de publicar sobre as Fashion Weeks por causa do timing. Vamos fazer a nossa parte! E é de suma relevância que os colaboradores tenham estes textos em seus portfólios. Porém, vamos postar no nosso tempo! No tempo que der e isso é sim válido.
Obrigada por ler até o final!
Escrito por: Flávia Pereira – Fundadora, Editora-Chefe e Diretora de conteúdo do Fashionlismo