Desfiles,  Moda

Miu Miu Primavera/Verão 2025

No último dia da fashion week de Paris, Miuccia Prada apresentou a coleção primavera/verão 2025, que convidou o público a pensar de maneira crítica.

Com base no site da Miu Miu, o ponto de embarque para o entendimento do desfile foi a verificação dos diálogos culturais da marca com artistas e cineastas mulheres ao longo de 13 anos. A marca investigou suas próprias conversas nos meios de arte, moda e cinema, explorando as colaborações com os contos femininos e as artistas. O propósito foi analisar como as mulheres se veem, através do seu próprio olhar. Vaidade e engano se conectam.

Contudo, como parte da intervenção artística da artista Goshka Macuga, que mostra a relação entre arte, poder e história em suas obras, o cenário do desfile era como uma gráfica que imprime jornais, com o folhetim impresso chamado The Truthless Times (Os Tempos Sem Verdade). A artista, junto com a Miuccia, trouxe a questão das redes sociais e algoritmos para dentro do desfile.

As pessoas estão reféns dos algoritmos em um mundo onde o imediatismo prevalece e as fake news se espalham rapidamente. O desfile encoraja as pessoas a pensarem de maneira crítica.  A desinformação e manipulação estão ligadas a questões de poder. Entender quem controla as narrativas relacionadas ao que acontece é crucial.

Com esse cenário instigante, Miu Miu apresentou tons mais sóbrios na passarela. O comprimento das saias aumento:, nas coleções passadas eram mini e agora estão no comprimento do joelho. Os desfiles anteriores tinham uma pegada colegial, porém esta coleção é bem mais inédita e singular, como se a garota Miu Miu tivesse amadurecido.

Miu Miu
(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
Miu Miu
(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

Os códigos de vestimenta da marca estavam presentes, como as regatas com o logotipo, as sobreposições com as camisas polo, leve transparência e pele à mostra. Porém, maiôs com saias longas clássicas e vários cintos metalizados sobrepostos foram novidade.

Miu Miu
(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

A passarela contou com um casting inesperado e diverso, incluindo Willem Dafoe, Hilary Swank, Cara Delevingne e Alexa Chung.

(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
(Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

Escrito por: Nathalia Molinari | Editado por: Flávia Pereira

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *