Guava: a marca de beleza brasileira para você conhecer
Sua proposta é trazer praticidade no cotidiano com produtos multifuncionais

Segundo os dados do Panorama do Setor 2025, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais no mundo. Ao passo que, na categoria de maquiagem, ocupa o sétimo lugar.
Além disso, ocupa o quarto lugar no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente, atrás dos Estados Unidos, China e índia. Portanto, Beleza e Cuidados Pessoais é um setor importante no Brasil, e possui uma produção principalmente local.
Ao mesmo tempo que existe uma demanda por esses produtos, surgem várias marcas brasileiras para atender esse público alvo. Dessa forma, a maquiagem é uma das categorias que está tendo aumento de várias marcas.
Uma das marcas é a Guava, que busca focar na praticidade e procuraram produzir produtos multifuncionais que pudessem unir a maquiagem e cuidados. O lançamento da primeira linha de sticks funcionais foi em abril de 2023.

O Fashionlismo conversou com o Leonardo Gomes, diretor da marca e você pode conferir abaixo:
Ellen: Qual foi o principal desafio no início da marca e como vocês o superaram?
Leonardo: O maior desafio, com certeza, é conseguir um espaço no mercado super competitivo da beleza. Acreditamos muito que um posicionamento forte de marca, que solucione dores reais do mercado e se desenvolva com auxílio da nossa comunidade, seja o caminho.
Dessa forma, abraçamos a causa da praticidade na beleza e tentamos levar isso para todos os processos dentro da marca.
Ellen: Qual é a inspiração para os produtos de vocês?
Leonardo: Sempre ouvimos muito nossa comunidade para entender quais as necessidades precisamos suprir. Essa é nossa principal fonte de informações para definir os próximos lançamentos. A partir dessa lista, quebramos muito a cabeça para trazer as soluções que nossos clientes querem da maneira mais prática possível. Portanto, trabalhamos desde as fórmulas, sempre aliando maquiagem e cuidados. Outro ponto importante são os designs de embalagens, que devem realmente ser fáceis de usar em qualquer ocasião do dia a dia.
Além disso, estamos sempre muito ligados nos mercados internacionais para tentar trazer em primeira mão as novidades lá de fora para o mercado nacional, e claro, sempre visando produtos que sejam práticos e facilitem a rotina de beleza das nossas clientes.
Ellen: Como é o processo de desenvolvimento de um produto (do conceito à formulação)?
Leonardo: Nosso processo começa sempre ouvindo as necessidades das clientes. A partir daí, pesquisamos referências no mercado, analisamos as dores que ainda não foram solucionadas e buscamos oportunidades de inovação que levem a soluções mais práticas do que as que já estão no mercado.
Em seguida, partimos para o desenvolvimento em si, desde a formulação com nossos fornecedores parceiros até o desenvolvimento dos designs das embalagens. Nesse processo, são diversas amostras testadas e feedbacks de melhorias até chegarmos num produto que seja aprovado pela equipe.
Trabalhamos sempre com muita calma nos desenvolvimentos. Preferimos demorar 2 anos para lançar um produto, mas ter certeza que ele esteja de acordo com nosso posicionamento e com nossos valores.
Ellen: Qual produto é o carro-chefe da marca?
Leonardo: Hoje, nosso destaque é a máscara de cílios. Foi um produto que levou cerca de 2 anos de desenvolvimento para chegar numa formulação eficiente para alongar e definir os cílios, e que tivesse ativos de fortalecimento.
Ela possui uma embalagem com aplicador que facilita a aplicação, encaixando perfeitamente na curvatura do olho para que, até quem não tem prática de usar máscara, consiga um resultado incrível.
Ellen: Como vocês enxergam a relação do público brasileiro com a beleza atualmente?
Leonardo: Acreditamos que estamos em um momento que a beleza anda lado a lado com saúde, bem-estar e autoestima. Na nossa experiência com nossa comunidade, sabemos que elas buscam produtos que sejam práticos, eficazes e que ofereçam mais do que uma maquiagem: querem também tratamento, cuidado e propósito.
Ellen: O que podemos esperar da marca nos próximos anos?
Leonardo: Somos uma marca nova e ainda em desenvolvimento. Nos próximos anos, vamos focar em expandir nossa linha de maquiagem e aumentar o nosso reconhecimento frente ao mercado de beleza, fortalecendo ainda mais o nosso posicionamento de beleza prática.
Ainda somos uma marca muito focada no digital e pensamos em tentar quebrar essa barreira e nos arriscar um pouco mais no físico, para teremos um maior contato com a nossa comunidade.
Acreditamos que ter uma comunidade próxima de nós é o que tem feito bastante diferença como um todo, saber quem realmente está por trás da marca.
Conheça outras marcas
Assim como a Guava, existem várias marcas de maquiagens de brasileiras para você conhecer. Confira algumas:
- AmoKarité: Foi fundada pela Estephanie Gustavson, em 2019, com a proposta de trazer produtos naturais e veganos. Para isso, se especializou e testou formulações para lançar produtos de maquiagem sólidos. No início de 2021, Clara Klabin se juntou a ela para serem sócias da marca. Hoje a AmoKarité possui 62 produtos.
- BASH Beauty: É comandado pelo Daniel Yamamura, responsável pela composição de todos os produtos da marca. Surgiu em 2022 e traz produtos multifuncionais com ativos para cuidar da beleza de dentro para fora. Além disso, também é uma marca vegana e cruelty free.
- Nem só de Blush! Beauty: Criada pela Sofia Clementino, a marca tem o objetivo de trazer nas fórmulas o melhor e mais inovador do mundo dos cosméticos. Os produtos são facéis de usar e práticos, focando em um resultado natural. É uma marca vegana e cruelty free.
Escrito por: Ellen Sayuri | Editado por: Isabela Godoy
