Ginástica Artística Brasileira: Uniformes encantam o público
Os uniformes da Seleção Brasileira de Ginástica Artística chamaram a atenção do mercado da moda, durante Paris 2024
A equipe de ginástica do Brasil disputou sete finais nas Olimpíadas de Paris de 2024, e para cada uma delas, as atletas utilizaram figurinos diferentes. A responsável pelo design dos collants é a atleta Jade Barbosa, que conquistou a medalha de bronze na final geral de grupo.
Nas Olimpíadas de 2024, Jade mostrou que não é apenas uma atleta. Ela participa ativamente dentro do ginásio, mas também fora dele, criando e desenhando os uniformes escolhidos para todas as apresentações do time brasileiro. Essa é a 3ª vez que a ginasta assina como designer da seleção de ginástica.
Veja também: Pole dance promove melhoria de autoestima, força e mobilidade
Os detalhes nos uniformes
Para a 1ª apresentação, as atletas usaram um collant azul, com detalhes brilhantes em verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil. Já no dia do individual geral, em que Rebeca Andrade e Flávia Saraiva competiram, a escolha foi usar um collant todo amarelo com detalhes em branco, além de muito brilho em prata.
O amarelo não é uma cor que aparece muito nos figurinos das apresentações de ginástica, mas Jade quis fazer diferente. Segundo a estilista Natalia Santos, que é formada em moda e atualmente é também digital influencer, ao participar de um projeto, o intuito é manter a essência do que a cliente pediu e traduzir isso em peça.
“A gente tá sempre conversando e aconselhando, mas é legal dar essa visão para a pessoa que eu estou vestindo na questão de analisar o ambiente em que vai acontecer o evento, porque a cor tem que ser um destaque”, afirma.
Exatamente o que fez Jade Barbosa. Em um vídeo publicado no TikTok, a atleta explica sobre os diversos collants que já produziu e fala sobre a importância das companheiras de ginástica se sentirem confortáveis com as cores e modelos escolhidos.
Em seguida, leia: MUMO: Conheça o primeiro museu de moda público do Brasil
Materiais e pedrarias no topo!
A figurinista Lu Castro acredita que para um maior conforto e facilidade na hora da produção de um collant, os materiais escolhidos tendem a ser a lycra e elastano. Isso porque durante uma apresentação, é necessário que a roupa acompanhe os movimentos das ginastas, dando mais elasticidade durante as acrobacias.
Sobre as aplicações de pedrarias, presente em todos os figurinos utilizados pelas ginastas brasileiras, Lu Castro enfatiza a necessidade atenção ao produzir as peças.
“É preciso ter muito cuidado na hora de fazer as aplicações, porque as pedras podem cair e acabar até prejudicando a performance, caso alguém pise em cima, por exemplo”, disse a figurinista.
Durante a competição da trave, em que Rebeca Andrade e Julia Soares foram classificadas para a final. A escolha do figurino foi um vinho e roxo cor de uva, novamente com muitos detalhes de brilho, um dos favoritos das meninas.
Escrito por: Carolina Ferraz | Editado por: Letícia Virgínia