Real e virtual: quando é hora de dar uma pausa?
Veja como driblar o uso em excesso da tecnologia, e dar uma pausa, para voltar ao mundo real.
Nada em exagero faz bem. Não seria diferente quando se trata do mundo virtual. Como tudo na vida, é necessário dar uma pausa das telas e olhar ao seu redor, para perceber o que você está perdendo aqui fora: família, amigos, e uma vida para aproveitar.
Certamente é notório que a tecnologia e a internet trouxeram inúmeras revoluções para a vida de todos. Hoje, é possível resolver praticamente tudo pelo celular, como por exemplo:
- Pagar contas;
- Fazer compras;
- Agendar consultas e exames;
- Estudar;
- Falar com pessoas do outro lado do mundo;
- Trabalhar e fazer reuniões de trabalho, dentre outras situações.
Portanto, as novas gerações foram privilegiadas com esses avanços tecnológicos. O mundo está cada vez mais globalizado, e as barreiras territoriais foram quebradas. Mas, quando é hora de dar uma pausa?
Pausa para refletir um pouco
O mundo virtual já é parte da vida de muitas pessoas. De acordo com a pesquisa divulgada pelo TIC Domicílios, cerca de 90 milhões de brasileiros estão conectados, usando a internet por meio dos celulares e smartphones.
A expansão do digital trouxe inúmeros benefícios para a sociedade. Mas, também gera uma cultura cada vez mais imediatista, sem paciência para esperar.
Buscar ajuda psicológica ganha cada vez mais notoriedade. Para Alan de Freitas, psicólogo da área fenomenológica, assuntos como ansiedade e insônia podem ser observados durante as sessões de terapia.
Por certo, a luz azul é um dos principais agravantes para dificuldade em conseguir dormir, já que simula a luz solar. O cérebro entende que ainda está de dia, e não consegue se desligar:
Picos de ansiedade, dificuldade para dormir podendo até mesmo resultar em insônia, falta de atenção. Tudo isso gerado devido as pessoas não conseguirem se desligar das diversas telas ao seu redor, fazendo com que a atenção primária se volte aos estímulos que a tecnologia gera, diz o psicólogo.
Equilíbrio entre o real e o virtual
Por mais que já existam pessoas consideradas verdadeiros nativos digitais, isto é, nasceram em meio às tecnologias, e estão definitivamente inseridas no digital, o grande desafio é tentar equilibrar esses dois mundos, a vida real, e o digital.
Confira algumas dicas:
- Não leve o celular para as refeições;
- Tente desconectar a sua mente antes de dormir, deixando o celular distante;
- Trabalhe a sua respiração, com alguns exercícios de meditação;
- Busque fazer atividades que não necessitem da tecnologia, como ler, dançar ou sair com os amigos.
A era dos influenciadores digitais
Com a Era Digital, além de novas tecnologias, novas profissão também surgiram, como a dos influenciadores digitais e produtores de conteúdo.
São pessoas que usam as redes sociais e o mundo virtual como fonte de trabalho. Dessa forma, para elas, é um grande desafio saber quando é hora de dar uma pausa.
É o caso da Mariana Menezes, jornalista, e influenciadora desde 2014, que já sofreu as consequências do uso demasiado das mídias sociais:
Sobre ansiedade, alguns episódios que me marcaram foram em 2019, quando estava “bombando” no Instagram, com seguidores, likes, e isso me fazia ser obcecada por números. Eu me cobrava demais sempre querendo conquistar tudo, era uma sede que não tinha fim, comenta a digital influencer.
Ela conta que nesse mesmo período teve sua conta do Instagram desativada. Seja como for, acredita ter sido uma espécie de “freio” imposto pelo universo, para tentar dar uma pausa, e não pirar.
Após o ocorrido, Mariana conseguiu criar uma nova conta na rede social, e lidar melhor com essa situação. Hoje ela faz pausas, e entende que também existe vida no offline, para aproveitar com a família e os amigos.
Nestas situações envolvendo o trabalho dos produtores de conteúdo, é hora de ficar alerta quando o uso das telas se torna um vício. Algumas vezes, até para eles é difícil entender que precisam de ajuda.
Fique atento ao seu corpo
É evidente que a tecnologia é uma grande aliada para a sociedade. Porém, seu excesso, onde as pessoas estão cada vez mais imersas no mundo virtual, gera danos não só à saúde mental, como também o corpo dá sinais de alerta.
Só para exemplificar, nas academias e estúdios de reabilitação corporal, queixas de dores de cabeça, ou de dor nas costas, devido à má postura pelo uso do celular, são frequentes.
Natália Seda é educadora física e instrutora de pilates. Ela conta que, em seu estúdio, as queixas mais frequentes de seus alunos incluem cefaleia, tendinite na mão e no braço, e dor na cervical.
A especialista indica fazer uma pausa, e se alongar, quando estiver por muito tempo em uma mesma posição, e procurar fazer alguma atividade física, melhorando a postura, as dores, e proporcionando uma melhor conscientização corporal.
Por isso, busque momentos para tentar relaxar, e sair da rotina, para fazer algo que te faça bem, desconectando seus aparelhos tecnológicos, seu corpo, e sua mente.
Afinal, você também merece uma pausa!