Arte,  Cultura,  Música,  Sociedade

Eleganza comemora 10 anos com show de Hellena Malditta e edição de Halloween

Festa reuniu artistas queer na casa de shows Autêntica para uma celebração vibrante da cultura LGBTQIA+

Na última sexta-feira (25), Belo Horizonte foi palco da celebração dos dez anos da festa Eleganza, em uma edição especial de Halloween. O evento trouxe uma combinação única de música, arte, moda e performances, do jeito característico que só a Eleganza sabe oferecer.

Criada há uma década, a festa surgiu com o propósito de oferecer à comunidade LGBTQIA+ de Belo Horizonte um espaço inclusivo e plural, onde a cultura queer pudesse ser celebrada em todas as suas expressões. “A Eleganza nasceu da necessidade de termos um espaço que acolhesse a cena queer da cidade”, explica Rafa Mártir, DJ e produtor do evento. “Hoje, dez anos depois, sentimos o carinho da cidade, e a essência da festa permaneceu viva ao longo dos anos”, acrescenta.

Do Drag Race Brasil para o palco da Eleganza

Para marcar essa edição histórica, a festa trouxe como destaque do line-up Hellena Malditta, finalista e ex-participante da primeira temporada do Drag Race Brasil. Hellena, que é conhecida por sua presença de palco e autenticidade, fez a pista vibrar e energizou ainda mais a noite. A artista compartilhou o significado de sua arte e trajetória: “Hellena Malditta é o resultado de uma jornada intensa, que surge como válvula de escape para enfrentar o HIV e outros sentimentos complexos. Sou um reflexo de Marcos Paulo, uma pessoa queer eloquente com vontade de fazer arte”.

Hellena Malditta durante a festa Eleganza.
Hellena Malditta nos bastidores da Eleganza. (Foto: Eleganza\Mateus Barcelos).

Hellena Malditta conquistou uma base sólida de fãs ao participar do Drag Race Brasil. Ela afirma que a experiência foi desafiadora, mas ao mesmo tempo emocionante. “Participar da primeira temporada foi uma surpresa; vim de uma cena na qual eu não estava muito envolvida. Quando a edição saiu, tive o prazer de descobrir o quanto o público me abraçou, algo que eu não esperava”, comenta. Sobre a expectativa para a próxima temporada do programa, a drag torce para que os novos participantes tragam “talento e excelência brasileira, pois sabemos que a primeira temporada foi um teste. Agora, esperamos algo melhor”, diz a ex-participante do reality show.

Demonstrando seu carinho pela festa Eleganza, Hellena acrescenta: “Volto para BH e para a Eleganza sempre que me chamarem. E, claro, se convidarem, volto também para o Drag Race Brasil!”. Nos próximos passos de sua carreira, a artista planeja expandir ainda mais sua arte: “Não prometo nada, mas entrego tudo. Sigo sendo a mesma Hellena Malditta, agora com ainda mais vontade de fazer acontecer”.

Veja também: Pierro inaugura loja física no Mercado Novo de BH!

Festa que também é arte e coletivo

A festa, que inicialmente surgiu como um palco para artistas e performers queer, transformou-se em um movimento de resistência e uma vitrine para talentos de Belo Horizonte e região. “Saber que nosso sonho de ter um palco para brilharmos é uma realidade há 10 anos, e que muitos dos novos talentos da cena atual surgiram com a nossa ajuda, é motivo de muito orgulho e gratificação”, comenta Fran Ferreira, uma das produtoras da Eleganza.

Para Rafa Mártir, o sucesso e longevidade da festa refletem o compromisso com a comunidade LGBTQIA+ e a cidade de Belo Horizonte. “A sensação é de dever cumprido, de construir essa cena e levar cultura de forma livre e diversa. Foram dez anos de muita persistência e amor por essa comunidade”, destaca.

Rafa Mártir durante a festa Eleganza.
Rafa Mártir durante a festa Eleganza. (Foto: Eleganza\Mateus Barcelos).

Com dez anos de história, a Eleganza é mais que uma festa, é, sobretudo, um movimento cultural que reúne arte, diversidade e acolhimento, consolidando-se como parte fundamental da cena cultural de Belo Horizonte. Criada e protagonizada pela comunidade LGBTQIAPN+, a Eleganza permanece fiel ao propósito de celebrar a vivência queer e atuar como um ato de resistência.

Para o futuro, em resumo, os planos incluem expandir a Eleganza para outras cidades de Minas Gerais, mantendo-a como uma referência para quem busca um espaço de livre expressão. Além disso, como projeto para o próximo ano, os amantes da festa podem esperar pelo Bloco ELEGANZA no Carnaval de BH 2025. “No próximo Carnaval, faremos nosso terceiro desfile e queremos oferecer um cortejo lindo, diverso, alegre e seguro para nosso público”, ressalta Fran Ferreira.

Escrito por: KEV | Editado por: Flávia Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *