
Eleganza comemora 10 anos com show de Hellena Malditta e edição de Halloween
Festa reuniu artistas queer na casa de shows Autêntica para uma celebração vibrante da cultura LGBTQIA+
Na última sexta-feira (25), Belo Horizonte foi palco da celebração dos dez anos da festa Eleganza, em uma edição especial de Halloween. O evento trouxe uma combinação única de música, arte, moda e performances, do jeito característico que só a Eleganza sabe oferecer.
Criada há uma década, a festa surgiu com o propósito de oferecer à comunidade LGBTQIA+ de Belo Horizonte um espaço inclusivo e plural, onde a cultura queer pudesse ser celebrada em todas as suas expressões. “A Eleganza nasceu da necessidade de termos um espaço que acolhesse a cena queer da cidade”, explica Rafa Mártir, DJ e produtor do evento. “Hoje, dez anos depois, sentimos o carinho da cidade, e a essência da festa permaneceu viva ao longo dos anos”, acrescenta.
Do Drag Race Brasil para o palco da Eleganza
Para marcar essa edição histórica, a festa trouxe como destaque do line-up Hellena Malditta, finalista e ex-participante da primeira temporada do Drag Race Brasil. Hellena, que é conhecida por sua presença de palco e autenticidade, fez a pista vibrar e energizou ainda mais a noite. A artista compartilhou o significado de sua arte e trajetória: “Hellena Malditta é o resultado de uma jornada intensa, que surge como válvula de escape para enfrentar o HIV e outros sentimentos complexos. Sou um reflexo de Marcos Paulo, uma pessoa queer eloquente com vontade de fazer arte”.

Hellena Malditta conquistou uma base sólida de fãs ao participar do Drag Race Brasil. Ela afirma que a experiência foi desafiadora, mas ao mesmo tempo emocionante. “Participar da primeira temporada foi uma surpresa; vim de uma cena na qual eu não estava muito envolvida. Quando a edição saiu, tive o prazer de descobrir o quanto o público me abraçou, algo que eu não esperava”, comenta. Sobre a expectativa para a próxima temporada do programa, a drag torce para que os novos participantes tragam “talento e excelência brasileira, pois sabemos que a primeira temporada foi um teste. Agora, esperamos algo melhor”, diz a ex-participante do reality show.
Demonstrando seu carinho pela festa Eleganza, Hellena acrescenta: “Volto para BH e para a Eleganza sempre que me chamarem. E, claro, se convidarem, volto também para o Drag Race Brasil!”. Nos próximos passos de sua carreira, a artista planeja expandir ainda mais sua arte: “Não prometo nada, mas entrego tudo. Sigo sendo a mesma Hellena Malditta, agora com ainda mais vontade de fazer acontecer”.
Veja também: Pierro inaugura loja física no Mercado Novo de BH!
Festa que também é arte e coletivo
A festa, que inicialmente surgiu como um palco para artistas e performers queer, transformou-se em um movimento de resistência e uma vitrine para talentos de Belo Horizonte e região. “Saber que nosso sonho de ter um palco para brilharmos é uma realidade há 10 anos, e que muitos dos novos talentos da cena atual surgiram com a nossa ajuda, é motivo de muito orgulho e gratificação”, comenta Fran Ferreira, uma das produtoras da Eleganza.
Para Rafa Mártir, o sucesso e longevidade da festa refletem o compromisso com a comunidade LGBTQIA+ e a cidade de Belo Horizonte. “A sensação é de dever cumprido, de construir essa cena e levar cultura de forma livre e diversa. Foram dez anos de muita persistência e amor por essa comunidade”, destaca.

Com dez anos de história, a Eleganza é mais que uma festa, é, sobretudo, um movimento cultural que reúne arte, diversidade e acolhimento, consolidando-se como parte fundamental da cena cultural de Belo Horizonte. Criada e protagonizada pela comunidade LGBTQIAPN+, a Eleganza permanece fiel ao propósito de celebrar a vivência queer e atuar como um ato de resistência.
Para o futuro, em resumo, os planos incluem expandir a Eleganza para outras cidades de Minas Gerais, mantendo-a como uma referência para quem busca um espaço de livre expressão. Além disso, como projeto para o próximo ano, os amantes da festa podem esperar pelo Bloco ELEGANZA no Carnaval de BH 2025. “No próximo Carnaval, faremos nosso terceiro desfile e queremos oferecer um cortejo lindo, diverso, alegre e seguro para nosso público”, ressalta Fran Ferreira.
Escrito por: KEV | Editado por: Flávia Pereira

