Arte,  Moda

Dandismo negro: entenda sobre o tema do Met Gala de 2025

O Met Gala, que no qual, a mostra no Costume Institute ficará em exposição de 10 de maio a 26 de outubro de 2025, no Metropolitan Museum of Art

Todo ano, a seleção do tema do Met Gala é um acontecimento para os amantes do mundo da moda. A organizadora do evento e editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, anunciou que no próximo ano, será explorado o dandismo negro contemporâneo. Além dela, os coanfitriões serão Pharrell Williams, Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky e LeBron James. 

Com o tema “Superfine: Tailoring Black Style” ou “Impecável: a confecção do Estilo Negro”, o evento terá como foco examinar a importância do vestuário e do estilo para a formação das identidades negras na diáspora atlântica.

Leia mais: Desfile Moda, Arte & Ofício pulsa paixão e arte mineira

O que é o dandismo, tema do Met Gala?

Em primeiro lugar, no contexto da história, para a população negra, o dandismo vai muito além da moda. Ele representa resistência, reinvenção e afirmação. Sobretudo, durante o século XIX, período em que o mundo estava transicionando para a emancipação da escravidão, o estilo dos dândis, surgiu para se opor a moda daquela época. Isso significa que eles “criaram” um novo jeito de se vestir, sem muitos volumes e detalhes enormes como eram utilizados na época. 

Met Gala
Conjunto “Maya Angelou Passport”, Foday Dumbuya (serra-leonês) para Labrum London (britânica, fundada em 2014), outono/inverno de 2023

Ademais, muito além da moda, o dandismo, também serviu para quebrar algumas barreiras da opressão racial, através de uma forte crítica social. Contudo, esse conceito foi adotado por diversos movimentos ao longo dos séculos, em que o visual se tornou uma arma poderosa para lutar contra a marginalização e as expectativas raciais. 

A princípio, para a professora de história da moda da FAAP, Maíra Zimmermann, muitas das inovações e mudanças na moda tem a ver com movimentos negros. “Em 1940 a gente tem os zoot suiters, que são uma subcultura negra, que vai utilizar o terno como um ato de resistência, naquele período, da segunda guerra mundial.” Além disso, Maíra ainda disse que durante aquela época, surgiu uma possibilidade de reivindicar pelas roupas que a população marginalizada poderia vestir, desafiando as regras. 

Quais foram os temas das edições passadas do Met Gala?

O Met Gala de 2024 se inspirou no conto “The Garden of Time” (O Jardim do Tempo), escrito por J.G. Ballard em 1962, para explorar a natureza efêmera do tempo e seu impacto na vida e na moda. Em 2023, o evento prestou homenagem ao icônico estilista Karl Lagerfeld com o tema “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”, celebrando seu legado na moda. Já em 2022, o tema foi “Gilded Glamour and White Tie”, remetendo à Era Dourada dos Estados Unidos no século XIX, uma época marcada por riqueza e opulência. Em 2021, o Met Gala destacou a moda norte-americana com o tema “Na América: Um Léxico da Moda”, refletindo a diversidade e evolução da identidade americana na moda.

Escrito por: Carolina Ferraz | Editado por: Flávia Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *