Cultura,  Música

Black Parade: 5 Artistas Pretos para sua Playlist

Descubra novos ritmos e adicione vibrações únicas à sua playlist com artistas pretos que estão marcando a cena musical.

Muito do que conhecemos e temos de música pop e mainstrem hoje tem raízes africanas. Não apenas as músicas africanas foram trazidas e difundidas pelos africanos durante a diáspora para os países americanos, como também contribuíram significativamente para a riqueza e diversidade da cena musical atual.

Ao chegarem aqui, desenvolveram técnicas com novos instrumentos, formando a base para consolidar os gêneros musicais que temos hoje. Além disso, atualmente, sua influência perdura, sendo evidente nas diversas expressões musicais contemporâneas. Nesse sentido, podemos citar desde o gospel, blues, rock, disco, house, o hip-hop e rap – que inclusive completaram 50 anos de surgimento.

A música, empoderando e transformando vidas de pessoas pretas, reafirma a identidade e a potência, proporcionando mais voz perante a sociedade. Além disso, traz um senso de conectividade dentro e fora da comunidade. Pensando nisso, a Fashionlismo preparou uma lista de artistas musicais que você precisa conhecer e ter na sua playlist, com a finalidade de enriquecer sua experiência musical com talentos diversos e inovadores.

Kilo Kish

Artistas pretos
Foto: Kilo Kish @kilokish

Com maximalismo sonoro e vasta experimentação musical, bem como visuais deslumbrantes e liricismo que te faz dançar e pensar, Kilo Kish é uma experiência audiovisual que vale a pena ter na sua playlist. Lakisha Kimberly Robinson conhecida como Kilo Kish é cantora, compositora e artista visual. Sua expressão artística envolve a transmissão do caos de suas visões em cada obra, explorando temas como identidade pessoal, construções sociais, futuros alternativos e hiper-vigilância, de tal forma que proporciona uma experiência imersiva e reflexiva para o público.

Entre álbuns e eps, Kilo Kish já acumula 9 em seu catalogo, além disso, possui parceria com artistas como Miguel, Childish Gambino, Gorillaz, The Internet, entre outros.

Seu trabalho mais recente, The American Gurl: Super deluxe value size, é de fato, um álbum que mistura os sintetizadores dos anos 80 com pop agressivo e cheio de atitude. O projeto é sobre o poder da escolha, das noções de escape e sobre liberação do que se é imposto sobre o ser. Em poucas palavras: procure a sua identidade, entenda o mundo ao seu redor, então escape e destrua o que não lhe pertence.

Músicas para conhecer: Nice Out, Bite Me, American Gurl

Álbum recomendado: American Gurl (2022)

PinkPantheress

Artistas pretos
Foto: PinkPantheress @pinkpantheress

Com uma mistura de estilos musicais que variam entre o pop-punk, R&B, garage, K-POP, house e neo-soul, PinkPantheress é o tipo de artista que se projeta em diferentes cenários. Dessa forma, é provável que ela não saia da sua playlist, uma vez que sua versatilidade musical cativa ouvintes de diferentes preferências.

Victoria Beverley Walker, reconhecida como PinkPantheress, é uma cantora, compositora e produtora musical que utiliza a “neo-nostalgia”, como ela mesma gosta de chamar, para criar e compor músicas que vem conquistando a todos.

A artista passou a ganhar notoriedade ao começar a postar suas musicas no TikTok. Canções como “just for me”, “break it off”e “pain” acumulam milhões de visualizações na plataforma.

Desde então, a artista tem uma mixtape, um EP e um álbum completo: o Heaven Knows, lançado no dia 10 de novembro deste ano.

Não apenas presente na cena musical, PinkPantheress deixou sua marca em trilhas sonoras de filmes como Barbie e Pantera Negra – Wakanda Para Sempre. Ela também estabeleceu colaborações significativas com artistas notáveis, incluindo Troye Sivan, Willow, Beabadoobee, Ice Spice e o produtor MuraMasa, consolidando assim sua influência no cenário musical contemporâneo.

Músicas para conhecer: Pain, Nice to meet you (feat. Central Cee), Mosquito

Álbum recomendado: To Hell With It (2021), Heaven Knows (2023)

Anti-herói

Artistas pretos
Foto: Anti-herói @jovendenarios

Com letras que relatam as vivências do cotidiano, ideações e constatações sobre os novos tempos, Anti-herói vem como grande promessa do rap nacional. Ao mesmo tempo que apresenta narrativas autênticas, o artista é acompanhado por sonoridades que convergem habilmente entre o flow e a melodia. Este conjunto distintivo coloca Anti-herói em destaque, trazendo uma abordagem única e cativante para a cena musical do rap nacional. PH, ou Joven Denários como se apresenta em suas redes sociais, é um multi-artista; além de rapper, é artista visual, fotógrafo e poeta.

O single “Mônica” de 2017, é o primeiro lançado nas plataformas digitais. De lá para cá, Anti-herói já tem 2 EPs e 9 singles lançados no total.

Músicas para conhecer o artista: Bordeaux, Olhos de Hokusai, Azaleia (feat. SH1FT)

Álbuns para conhecer: Fugas (2022)

UMI

Artistas pretos
Foto: UMI @whoisumi

UMI é o tipo de artista que é transcendental, fluída, sensível. Transitando pelo R&B e neo-soul, e letras que fazem uma ode ao amor próprio, a conexão entre a natureza e nós seres humanos e a sensualidade da alma, Tierra Umi Wilson, conhecida como UMI, tem construído organicamente o seu espaço no estrelato global.

A música e composição de UMI remete a estar nadando nas ondas do mar de uma praia calma. Cada melodia é um amálgama harmonioso de batidas lo-fi, soul com arranjos intensos e um lirismo simples e pungente. Essa combinação cria uma experiência auditiva que não apenas envolve, mas também transporta, irradiando uma paz que imerge os ouvintes em seu próprio universo musical.

UMI começou postando suas músicas no soundcloud, posteriormente no TikTok. “Remember Me”, acumula 798.4 milhões de views na plataforma.

Entre EPs e álbuns lançados, a artista já acumula 6. Além disso, UMI conta com parcerias notáveis, incluindo artistas como Yeek, Isaiah Rashad, entre outros.

Musicas para conhecer a artista: Remember Me, Ordinary, Say Im Your Luv

Albuns para ouvir: Forest In the City (2022)

Fuzzuês

Foto: Fuzzuês @fuzzues

Vindo com a fusão entre instrumentos tradicionais da costa africana, a bateria do blues e guitarras distorcidas, igualmente acompanhado por um lirismo provocador, rebelde e estimulante, Fuzzuês é a banda que entra com os dois pés na porta, de forma literal e figurativa, apresentando uma proposta musical impactante e autêntica.

A princípio, a banda é composta pela dupla Mariô Onofre na bateria e Uly Nogueira na guitarra, trazendo uma fusão energética de punk e rock alternativo, enraizada no tradicionalismo africano que herdamos através da diáspora. Os caras são cheios de estilo, opiniões fortes que prometem revolucionar a cena alternativa brasileira, eles possuem um som único que vem dessa mistura de estilos musicais e é claro, da intersecção com a matriz africana, que vem do Xires do candomblé e do blues rock.

O primeiro videoclipe da banda, Voodoo Trabalhando, foi lançado em 2021. Em 28 de junho deste ano, lançaram o primeiro álbum de estúdio: Iluminando a Madrugada.

Musicas para conhecer: Voodoo Trabalhando, Iluminando a madrugada, Ancestrais.

Álbuns para ouvir: Iluminando a madrugada (2023)

Escrito por: Pamela Carvalho | Editado por: Ana Carolina Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *