AVAVAV: Até onde vai a sátira dentro da moda?
AVAVAV trouxe, na Milan Fashion Week, uma reflexão sobre os discursos de ódio que assombram a internet.
A grife italiana é conhecida por causar impacto nas passarelas. Embora as semanas de moda de Milão sejam mais conceituais do que comerciais, AVAVAV sempre revela que é possível focar ao extremo na ideia por trás do produto. Contudo, há um limite para o impacto? O desfile mais comentado da temporada levantou essa questão, já que o público literalmente jogou lixo nas modelos.
Portanto, olhar a partir de um viés mais específico é importante para entender, por fim, que a moda vai além de tecido. Se você se sentiu incomodado ao assistir ao desfile, saiba que a marca alcançou seu objetivo. Visto que a sensação desejada pela diretora criativa, Beate Karlsson, era justamente o incômodo.
A designer é uma das fundadoras da label e, desde o início de sua carreira, ela se destaca por abordar a dismorfia na moda. Assim, perceba que, hoje em dia, o destaque não está apenas nas roupas da coleção, mas também na performance das passarelas. Afinal, muito desta necessidade de ser viral surge do mundo online cada vez mais presente e influente no cotidiano.
Desta forma, ao reconhecer o papel crucial da internet na moda, a coleção de outono/inverno da AVAVAV satiriza o comportamento nas redes sociais. Em outras palavras, o sentimento da cultura do hate inspira o conceito.
Participação do público: A ironia completa de AVAVAV
Enquanto os modelos desfilavam, o telão exibia comentários do Instagram com frases como “Essa marca é uma piada”. Além disso, a cultura dos discursos de ódio se contempla, já que o público participou ativamente do espetáculo.
A ironia está em mostrar como as redes sociais trazem a crueldade à tona. Afinal, parece muito mais simples e fácil praticar o ódio através de um user. No entanto, quando isso acontece pessoalmente, o desconforto é mais evidente. Porém, o sentimento de quem é alvo do ódio é similar, não importa a situação.
Certamente, AVAVAV cumpre o que promete. A produção entregou baldes com papel, cascas de banana, ovos e líquidos desconhecidos aos espectadores do desfile, e os convidou a jogar o lixo nas modelos durante o show.
O conceito exagerado seria prejudicial para a grife?
A moda é cultura e a cultura está em tudo. A impressão que a marca deixa é o quanto os comportamentos humanos são a base para a moda e vice-versa. Entretanto, mesmo após uma performance acerca do que os discursos de ódio são capazes de causar, a AVAVAV ainda recebeu críticas.
Internautas comentaram no vídeo, que o perfil da grife publicou, frases como: “Isso é apenas degradar as modelos e mais nada”, “Se você precisa explicar suas razões, então sua mensagem não está clara o bastante” e “O fato de que a audiência realmente participou fala muito sobre a humanidade”. Leia os comentários do vídeo aqui.
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Escrito por: Isabelle Marinho | Editado por: Ana Carolina Marinho