A volta do estilo Emo.
Comportamento,  Moda,  Música,  Tendências

A nostalgia da volta do estilo Emo

Você lembra do estilo Emo?

No início da indústria da moda, era comum as tendências serem consideradas seculares. Isso acontecia pois as roupas demoravam muito para se tornarem populares entre todos, pois a informação era passada de forma lenta. Contudo, em um mundo de constante evolução, se tornou comum ver tendências de moda e música irem e virem rapidamente, afinal, o que está na moda tende a se repetir, em média, a cada 20 anos.

Recentemente, aconteceu a volta da moda do início dos anos 2000 de um modo repaginado, a tendência Y2K. Entretanto, essa última já está caindo em desuso. Mas, os anos 2000, a partir de 2003, foram também muito marcados pelo Emo, tanto na música quanto na moda. Este teve seu auge absoluto por muitos anos, durando até os anos 2010, e vem ganhando força novamente em 2023.

Avril Lavigne (Foto: Reprodução/Pinterest)

O que é o estilo Emo?

Originário da década de 1980, nos Estados Unidos, o estilo tem suas raízes no rock e no punk. O termo se origina de Emotional Hardcore. Sendo assim, suas músicas são uma mistura do hardcore, um tom mais agressivo, com letras românticas e emotivas. Alguns nomes mais famosos da música emo são Simple Plan, Panic at the disco, Paramore, My Chemical Romance e os brasileiros NX Zero, Fresno, Pitty, Strike, CPM 22 e Restart.

Analogamente, na moda, o estilo traz diversos elementos, como por exemplo, roupas pretas, camisetas de bandas, cabelos escuros ou coloridos, maquiagem escura com foco em delineador, coturnos pesados ou All Star, meia ou luvas arrastão, acessórios com spikes, correntes, xadrez e listras, entre outros.

estilo Emo
Festa Emo Parade (Reprodução/Instagram)

A volta do estilo Emo nos anos 2020

Desde o ano de 2019, quando a banda My Chemical Romance anunciou sua volta aos palcos após um hiato de seis anos, o Emo vem voltando aos poucos. No Brasil, a volta gradual parece atingir seu auge agora, em 2023.

Inesperadamente, a banda NX Zero, uma das mais famosas do estilo durante os anos 2000, anunciou sua volta aos palcos, e teve seu show de encerramento em São Paulo esgotado em menos de meia hora. Paralelamente, neste ano, a cantora solo Pitty celebra seus 20 anos de carreira, e fez uma turnê para comemorar. A banda Fresno também vem fazendo diversos shows recentemente, e estes tem ficado cada vez mais lotados por novos e antigos fãs. Além disso, outras bandas antigas também tem aumentado seu número de fãs e shows.

Estilo emo
Nx Zero (Reprodução/Instagram)
Divulgação do show da banda Fresno (Reprodução/Instagram)
Pitty (Reprodução/Instagram)

Ao passo que o Emo volta a fazer sucesso, a quantidade de festas focadas no estilo também tem crescido. Diversos perfis no instagram, como o Emo Parade, Emo Revival, Bloco Emo, Também fui Emo, entre outros, tem organizados festas voltadas à temática. Ainda que a maioria aconteça na cidade de São Paulo, existem algumas espalhadas pelo Brasil.

estilo Emo
Divulgação da festa Emo Parade (Reprodução/Instagram)

Novos artistas em ascensão

Mesmo que ao longo dos anos o estilo Emo tenha perdido sua popularidade, ele está ressurgindo com força total. Os jovens da geração Z estão descobrindo as músicas clássicas do gênero, buscando inspiração na moda da época e abraçando esse estilo. Além disso, a geração que cresceu nos anos 2000 está revivendo a nostalgia de sua adolescência com a volta tanto do estilo quanto dos shows das bandas antigas.

Mas não só de bandas antigas sobrevive a música Emo. No cenário nacional, existem alguns artistas em ascensão, como a cantora e compositora, Day Limns, que além de seus sucessos recentes, possui músicas com Di Ferrero (NX Zero) e Lucas Silveira (Fresno). Outro nome em ascensão é a banda Bullet Bane. Ambos estão ganhando espaço nos palcos, e seu número de fãs tem crescido a cada dia.

Day Limns (Reprodução/Instagram)
Bullet Bane (Reprodução/Instagram)

O que a volta do Emo significa?

O retorno do estilo emo na música e na moda é mais uma prova de que a nostalgia pode ser poderosa, e tendências antigas podem reviver nas novas gerações com novos significados. Afinal, desta vez o Emo surge como forma de escapismo, permitindo que, em um mundo tão conectado digitalmente e cheio de expectativas, os jovens se expressem.

O retorno do estilo emo reflete a busca de uma identidade e uma forma de expressão própria. Afinal, o movimento emo permite autenticidade, sendo um local em que os jovens podem explorar suas emoções, enquanto que fazem parte de uma comunidade de pessoas com os mesmos gostos e experiências.

O estilo emo continua a encantar jovens ao redor do mundo. Oferece um refúgio, autenticidade e emoção em uma sociedade, muitas vezes, dominada pela superficialidade.

Di Ferrero e Day Limns, icones do estilo Emo (Foto: Reprodução/Pinterest)

Estudante de Moda, apaixonada por áreas como cinema, figurino, comunicação de moda e design. Amo ver a moda como uma forma de expressão e comunicação de variadas ideias e personalidades.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *