Ferragamo: do look office à sensualidade
Do escritório ao after party, a grife italiana Ferragamo brincou entre o sofisticado e o sexy na Milan Fashion Week
Uma tendência já observada há meses no armário das fashionistas e nas pastas do Pinterest chegou com tudo na semana de moda italiana, pelos olhos da Ferragamo. Estamos falando dele: o look office. Entretanto, com uma seriedade divertida e um tanto sensual, a marca trouxe a alternância entre a leveza de tecidos fluidos, como plumas e franjas, o impacto do couro sintético e o peso das lãs e da alfaiataria.
Como se fosse um resgate da expressão de liberdade da década de 1920, Maximilian Davis se inspirou no período para trazer, neste século, os vestidos de paetês e os tecidos emplumados, que foram das roupas aos sapatos e bolsas, além de referenciar uniformes militares e vestimentas de pescadores da época.
Assim, sendo uma característica da marca e do diretor criativo, o retorno do que há de mais rico na história de uma década prova o quão a moda necessita do ciclo de tendências para se reiventar ao moderno e ao novo.
A festa começa no escritório
O desfile apresentado no dia 24/02 se iniciou como se fosse uma linha cronológica, e transmitiu o apelo dos anos 1920 na Geração Z. Neste contexto, não é como se o outfit do escritório fosse feito para o happy hour, mas sim para o after party nas noites mais badaladas de Milão.
Desta forma, para um inverno italiano, o couro sintético, as lãs pesadas e a alfaiataria bem estruturada marcaram presença no show. Além disso, para os casacos, os botões fizeram a diferença, sendo transpassados entre os tecidos. A sofisticação, a partir daqui, começa a brincar entre a seriedade e o criativo, isso porque, mesmo na composição ideal para um dia fashion no trabalho, Ferragamo apostou nas micro bermudas.
Deste modo, a transparência e fluidez dos tecidos adicionaramo sensual ao elegante. Ainda, a cor vermelha, que tem importante papel no estilo sexy, foi incrementada nos looks, que estavam sendo desfilados massivamente em cinza, marrom, caramelo, verde musgo e tons sóbrios. Assim, comprovando, mais uma vez, que o vermelho é a cor do ano.
O mini ficou só na bermuda: as bolsas aqui são maxi!
Se vamos do trabalho para a festa e para o after, precisamos de uma bolsa que aguente o dia inteiro. Portanto, Ferragamo pensou em tudo: maxibags para as as trabalhoras festeiras. No desfile, elas aparecem com alça ou sem, mas destacando-se embaixo dos braços, como se fizessem, realmente, parte da composição das roupas. Além disso, as plumas se estendem a elas, sendo uma peça curinga para as diferentes ocasiões do dia.
O artesanato de Ferragamo
Os anos 1920 realmente foram trazidos diretamente para 2024. Afinal, o artesanato da marca foi, mais uma vez, destaque na produção de peças para a coleção. Nas composições com efeito de escama de sereia (elevaram o nível do mermaidcore), foram aplicadas à mão 950 lantejoulas de couro laminado, em um trabalho de 19 horas. Veja mais do desfile aqui.
Leia mais sobre a Milan Fashion Week:
- Sensualidade e elegância integram o desfile de inverno da Dolce & Gabbana;
- Versace equilibra a atitude punk com uma estética luxuosa para temporada outono/inverno da Milão Fashion Week 2024.
Escrito por: Isabelle Marinho | Editado por: Clara Molter
Um comentário
Pingback: