A imagética católica mais presente do que nunca na moda
Seja das formas mais óbvias, como o uso de cruzes em roupas e acessórios, ou de formas que passam despercebidas aos nossos olhos no dia a dia, a imaginação Católica tem mais influência na moda do que você imagina.
Acima de tudo, as roupas refletem a cultura, e poucas influências culturais foram mais potentes e generalizadas do que o cristianismo. Durante a história, caminhando junto com a Igreja Católica, o vestuário afirmou lealdades religiosas e funcionou para distinguir hierarquias e gênero.
Atualmente, a simbiose entre moda e a imaginação católica segue dois sentidos. Alguns designers são apenas interessados puramente na beleza dos detalhes e na simbologia dos elementos, sem contextualizá-los teologicamente ou politicamente.
Em contrapartida, outros seguem uma linha mais subversiva, ressignificando símbolos e passagens Bíblicas como forma de arte (ou até mesmo crítica). Isto é o caso do designer Alexander McQueen, que no outono de 1996, apresentou ao mundo a coleção intitulada Dante. O desfile foi situado na Christ Church em Spitalfields e contou com uma passarela em forma de cruz e modelos vestindo véus de renda preta e máscaras de crucifixo.
A ascensão do Catholic-core
A princípio, falando em estéticas e tendências atuais, o Catholic-core parece ter renascido e sido batizado em 2018, durante o Met Gala. Só para ilustrar, “Corpos Celestes: Moda e a Imaginação Católica” foi o tema da edição. Visto que o tapete vermelho viu Rihanna vestir uma roupa papal completa com uma mitra, Ariana Grande envolta em um vestido impresso com o teto da Capela Sistina e Zendaya estampada em armadura medieval à la Joan of Arc.
No mesmo ano, a marca Praying foi lançada por Alexander Haddad e Skylar Newman. Célebre por sua icônica bolsa “Favorita de Deus” (God´s Favorite) e biquíni controverso “Santa Trindade” (Father, Son and Holy Spirit), apesar de um design simples, a referência explícita do biquíni à Santíssima Trindade o torna mais provocativo do que qualquer micro biquíni que você possa imaginar.
Entretanto, a marca acabou ganhando popularidade entre influenciadores e celebridades como Rosalía e Olivia Rodrigo, espalhando ainda mais a estética católica.
Ao mesmo tempo, outra grife usando da imaginação católica, mais especificamente o catolicismo latino-americano, é a Mirror Palais, que vestiu com suas criações Kylie Jenner e Hailey Bieber, tornando-se uma referência do estilo.
O catholic-core vem deixando o tradicional de lado, as relíquias católicas agora são combinadas com roupas ou jóias não tão conservadoras, caminhando para um lado puramente estético. Seríamos nós como discípulos, procurando a próxima melhor tendência para adorar?
2 Comentários
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Nicholas
“Seríamos nós como discípulos, procurando a próxima melhor tendência para adorar?” Amei esse jogo de palavras 👏👏👏