Lifestyle,  Moda

6 dicas para ter um guarda-roupa sustentável sem gastar um centavo

Quando procuramos como ter um guarda-roupa sustentável na internet o que mais encontramos são dicas que envolvem a compra de novos produtos ou sugestões de marcas sustentáveis para comprarmos nossas roupas. Mas e se nós não podemos ou queremos gastar para sermos mais sustentáveis? É possível ser mais sustentável sem gastar um centavo?

 guarda-roupa sustentável
Foto: Reprodução/Freepik

Aqui no Fashionlismo nós acreditamos que sim! Por isso, separamos algumas dicas para quem quer ser mais sustentável sem gastar para isso. Vem conferir quais são elas!

Dicas para ter um guarda-roupa sustentável sem gastar

1. Cuide bem das suas próprias roupas

Uma das coisas mais importantes para quem quer economizar e não precisar comprar novas roupas é cuidar das peças que já tem em casa. Por isso, fique atenta às etiquetas das suas roupas. Elas contém informações essenciais para você lidar com as suas peças, como temperatura de lavagem, modo de secagem, se as roupas podem ser passadas etc. 

Foto: Reprodução/Freepik

Além disso, é muito importante aprender como guardar suas peças adequadamente. Roupas armazenadas da maneira correta poderão ser usadas por muito mais tempo!

2. Aproveite o que você já tem no próprio armário

É bem possível que você tenha algumas joias escondidas no seu armário e nem se lembre delas. Às vezes acabamos usando as mesmas roupas todos os dias e esquecemos de algumas peças que podem gerar looks incríveis!

guarda-roupa sustentável
Foto: Reprodução/ Freepik

Por isso, escolha um dia para dar uma boa olhada no seu armário. Tire as roupas dos cabides e experimente aquelas que você não usa faz tempo. Você pode descobrir peças lindíssimas, mas que estavam sem uso no seu guarda-roupa. Aquele look maravilhoso que você estava procurando pode já estar no seu armário!

3. Crie novas combinações

Aproveite que você tirou um dia para olhar o seu armário e experimente todas as suas peças. No meio de toda essa experimentação, você pode testar novas combinações. Nessa hora, deixe o medo e a vergonha de lado, combine peças que você nunca imaginava serem usadas juntas. Quem sabe, você pode criar produções maravilhosas no meio dessa atividade?

guarda-roupa sustentável
Foto: Reprodução/Pexels

4. Leve suas roupas na costureira

Provavelmente, quando você estiver olhando o seu armário, você vai achar algumas peças que não estão caindo tão bem ou precisam de algum conserto. Por isso, crie uma pilha só para elas e leve as direto na costureira. Nada de adiar essa tarefa, viu? 

guarda-roupa sustentável
Foto: Reprodução/Pexels

Depois que as roupas estiverem alteradas e consertadas, vai ser como se você tivesse novas peças, prontinhas para serem bem aproveitadas no seu dia a dia.

5. Customizações também podem ser uma boa opção

Já pensou em transformar um vestido em uma saia? Ou uma calça em shorts? Talvez tirar as mangas daquela blusa que você não usa faz séculos? A customização tem o poder de trazer novas possibilidades para o seu armário e dar vida àquelas peças que estavam paradas no cabide.

Foto: Reprodução/Pexels

As corajosas e habilidosas podem tentar sozinhas com a ajuda de um tutorial no Youtube, mas quem tem um certo receio de fazer uma customização em casa pode levar as roupas para a costureira.

6. Faça as suas próprias roupas

Ok, talvez essa ideia não seja gratuita, mas ela é super interessante, principalmente para quem gosta de atividades manuais e artísticas. De fato, fazer as suas próprias roupas traz um toque de originalidade e criatividade para os seus looks do dia a dia. Imagina alguém elogiar a sua roupa e você poder falar “fui eu quem fiz”? Isso é legal demais!

Foto: Reprodução/Pexels

Seja como for, existem várias opções para quem quer começar a criar as próprias roupas, como fazer um curso de corte e costura e aprender a fazer crochê ou tricô.

Você tem mais alguma dica para ter um guarda-roupa sustentável sem gastar um centavo?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *