Vulnerabilidade e proteção no Fall-Winter da Courrèges
Intimidade e toque humano foi o que Di Ferrace trouxe com sua coleção Fall-Winter 2024 da Courrèges para a Paris Fashion Week.
Estiveram presentes estrelas como Juliette Binoche, Brooklyn e David Beckham, Valentina Zenere, Omar Ayuso, a rapper Saweetie e o grupo sul-coreano ITZY.
Afinal, o inverno é para se cobrir
A noção de conforto trouxe o sentido literal de “envolver” com as primeiras modelos que estavam completamente cobertas: casacos armados, lapelas que envolviam o pescoço e até tecidos que cobriam os rostos. Contrastando a proposta, um detalhe que chamou atenção foram as mãos dentro dos bolsos frontais que se localizavam na região da virilha, o que trouxe uma ousada perspectiva do toque humano desde o primeiro momento do desfile.
A medida que as modelos surgiam, as peças iam revelando mais um pouco de pele, mostrando já uma intimidade e uma sensualidade que se diferem dos primeiros looks. As cores, que se mantiveram numa paleta sóbria, também mudaram de preto para tons terrosos e bege, dando uma impressão ainda mais reveladora – já que os tons eram quase da mesma tonalidade de pele das modelos.
Além disso, confirme a transição do corpo coberto ao exposto, as peças de vinil ecológico esculpiam as modelos, mantendo a assinatura característica da marca.
Do inicio ao fim, enquanto a passarela se movimentava como um diafragma, o som de uma respiração pesada era a trilha sonora do desfile. Além disso, era possível ouvir uma voz que dizia “take it” ou “pegue isso” em inglês.
A estratégia de Di Ferraci
Assimétricos e cortes geométricos, já clássicos quando falamos de Courrèges, não ficaram de fora. Porém, dessa vez, se tornaram ainda mais interessantes quando usados em designs de cabeça para baixo, sem deixar de lado a simplicidade registrada da marca na tonalidade neutra. A excessão: um look completamente vermelho, que se destacou no desfile. Di Ferrace já tinha dito anteriormente, quando assumiu a direção criativa da marca, que um dos seus objetivos era conversar com o público jovem.
E, finalmente, vemos nas transparências o toque de delicadeza que faltava na oposição.
A Courrèges está claramente se voltando para um público mais jovem, especialmente desde suas críticas ao vício na tecnologia no fall-winter 2023 e a adesão por artistas como a Beyoncé (que usou um dos seus modelos na Renaissance Tour). O futuro dessa abordagem permanece incerto e isso nos deixa ainda mais ansiosos para as próximas aparições.
Escrito por: Dandara Pio | Editado por: Maria Fernanda Bazalia