VSCO Girls
Comportamento,  Moda

VSCO Girl: A influência de movimentos estéticos geracionais

Seria a volta das VSCO Girls um problema?

Lembra há alguns anos atrás, quando o pior insulto que alguém poderia te fazer, ou a pior coisa que você podia ouvir, é que você era “básica”? Nos Estados Unidos, pelo menos, ser chamada de básica é o equivalente no Brasil, ser chamada de sem graça ou breguinha. Pois bem, assim que o termo “básica” entrou no léxico cultural da internet. Significava qualquer coisa, literalmente básica, como dirigir um Fiat 500, ou gostar de De Férias com o Ex, usar legging e beber café no Starbucks.

VSCO Girl
Reprodução: Instagram / @poxxts

As pessoas usavam o termo com tanta frequência que logo sua popularidade caiu. Mas o “basic’ nunca desapareceu. Só ascendeu de novo com um novo nome e um novo conjunto de estereótipos. Sendo um deles, a VSCO Girl.

Batizando elas como “as Garotas Tumblr de 2019”, um colaborador do site explica que a tendência VSCO Girl é: “Basicamente a garota mais básica que você pode encontrar. Interesses comuns incluem scrunchies, garrafas d’água de metal, chockers de concha e sandálias Birkenstocks”. “Você provavelmente vai encontrá-las usando exatamente isso”, explica outra descrição.

A estética leva o nome do aplicativo que a inspirou, que deixa as suas fotos com um aspecto mais instagramável. VSCO é a resposta de 2019 ao FaceTune, ou Photoshop, ou qualquer outro jeito de garantir que as suas fotos no Instagram estejam perfeitas. Eram febre os vídeos no Youtube de “Como eu edito minhas fotos no VSCO”, com youtubers que diziam ter um estilo de vida “Tumblr”, ou seja, instagramável. O aplicativo se tornou um adjetivo, definindo como essas garotas consomem as redes sociais e como postam nelas. 

O boom das VSCO Girls no TikTok

VSCO Girl
Reprodução: Instagram / @pinterest.vsco

Por mais nichado que pareça, as VSCO Girls recentemente explodiram no TikTok, uma ramificação das E-Girls e Soft Girls competindo com as Grunge Girls, para serem coroadas as rainhas da hierarquia estética da plataforma de compartilhamento de vídeos. Mas, vários vídeos apareceram recentemente – basicamente de “como ser”, eles mostram a transformação de garotas normais em VSCO girls, que, considerando as peças que estão em todo guarda-roupa, não vai demorar muito para que elas também entrem na disputa.

“O TikTok certamente influenciou meu estilo”, disse uma criadora de vídeos chamada Priscilla, para a i-D. “Especialmente em se tratando dessa coisa nova de VSCO girl.” Outras transformações acontecem no YouTube, com vloggers criando vídeos sobre “vivendo como uma VSCO girl por um dia”. “Mas elas são chamadas de VSCO girls porque todas as garotas que usam o aplicativo são estereotipadas para parecer assim.” Ela também diz que o estereótipo pode ter começado como algo ruim, mas agora ganhou uma vida e estilo próprios”.

A VSCO Girl como estilo de vida

Reprodução: Instagram / @pinterest.vsco

Certamente, essa estética foi popularizada ainda mais por meio de personalidades da Internet, como dito anteriormente. A estrela do YouTube, Emma Chamberlain, cujo estilo descontraído a ajudou a conquistar oito milhões de inscritos em seu canal do YouTube em menos de dois anos, de acordo com o The Atlantic, é um exemplo disso. Essa estética distinta criou toda uma subcultura baseada em marcas populares e tendências da moda.

Embora esse conjunto de tendências transmita elementos de um estilo de vida com o qual muitas pessoas podem se identificar, ele também pode isolar aqueles que não se encaixam em alguns aspectos do molde VSCO. Já que o centro desse nicho está nos Estados Unidos, onde as garotas VSCO são mais populares, todos os elementos dessa identidade podem ser encontrados em lojas nos EUA.  No entanto, para as meninas que moram em outros países, é um desafio encontrar algumas das marcas.

VSCO Girl
Reprodução: Instagram / @vscoglo

Por exemplo, a Hydro Flask não envia internacionalmente, então será um desafio maior, se possível, para as garotas VSCO “internacionais” serem “autênticas” e possuírem as marcas corretas. Além da disponibilidade, o custo também pode ser um problema. A identidade do movimento VSCO foi estimada em $ 229,89, mas os custos podem aumentar muito mais a cada adição, principalmente com um par de AirPods, que custa cerca de $ 159.

As marcas “necessárias” para alguém ser inacessíveis, pois não estão disponíveis em todos os lugares e para todos, criando uma divisão entre as (ricas) norte-americanas e as meninas VSCO internacionais. Em termos teóricos, isso torna a micro população local, policêntrica e estratificada (Maly e Varis, 2016).

A VSCO Girl como um problema

VSCO Girl
Reprodução: Instagram / @teen.vscogoals

Essa discussão sobre autenticidade pode gerar muitas inseguranças e incertezas para uma adolescente. Como não há regras definidas sobre quando alguém é uma autêntica garota VSCO, muitas garotas recorrem às contas de inspiração para “pedir ajuda”. Esta definição de uma adolescente “básica” exclui, portanto, as minorias raciais e aqueles incapazes de pagar muitos dos produtos superfaturados. Como resultado, esse fenômeno da “garota VSCO” reforça a centralização da sociedade dominante sobre o que as pessoas brancas e ricas estão fazendo e comprando. 

VSCO Girl
Reprodução: Instagram / @dontfollowmeplease_._.1

Garotas entrevistadas pela revista Diggit Magazine, admitiram que sua identidade era praticamente online e que não se consideravam garotas VSCO em suas vidas offline. Um relato mencionou que as pessoas em sua escola nem sabiam que ela tinha conta (no aplicativo), apenas amigos próximos e familiares sabiam. Essas contas anônimas significam que as meninas deliberadamente mantêm suas identidades online e offline separadas. Em uma análise geral, comunidades estéticas podem ser um escapismo, ao mesmo tempo, idealização de uma vida perfeita, além da realidade atual.

Reprodução: Instagram / @vscoglo

O site Dictionary.com define o movimento como: “A problemática entre as garotas VSCO é que elas são brancas, relativamente ricas, conformistas e obcecadas por mídias sociais”. Ainda é fácil encontrar a VSCO Girl sendo usada de maneira positiva e negativa nas mídias sociais, mas o negativo tem superado o positivo. E de forma rápida. Embora o termo se torne obsoleto (novamente), vale a pena considerar se a sociedade continuará a simultaneamente elevar (ou dar hype) à grupos de estereótipos geracionais, que vem influenciando milhões de adolescentes descontroladamente.

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