Tudo sobre a marca de sapatos Larroudé
Depois de se formar em Comunicação na FAAP, Marina Larroudé mudou-se para Nova York. Assim, deu início à sua longa e brilhante trajetória no mundo da moda. Ela trabalhou na Teen Vogue e no Style.com e, com o passar do tempo, tornou-se diretora de moda da Barneys.
No entanto, foi em 2020, durante a pandemia, que a designer se viu desempregada e precisando recalcular a rota. Logo, teve a ideia de fundar a sua própria marca com o marido, Ricardo Larroudé, que é executivo de negócios e especialista em administração financeira. Dessa forma, o casal uniu a expertise financeira dele com a criatividade da Mariana, dando origem à Larroudé.
Apesar dos contatos que a estilista fez ao longo da carreira e do investimento inicial de US$ 100.000, começar uma marca do zero em meio a uma pandemia global era um grande desafio. Para fazer dar certo, o casal teve a ideia de suprir um espaço em branco no mercado de calçados – sapatos com a qualidade de luxo a preços mais acessíveis. “Na Larroudé, eu queria que o cliente pudesse comprar um sapato diferente, com a mesma qualidade das marcas internacionais, sem comprometer seu orçamento” disse Mariana sobre a proposta da marca.
A marca
Para realizar o feito, o casal abriu uma fábrica em Sapiranga, Rio Grande do Sul. Desse modo, garantindo o nível de qualidade da fabricação brasileira. Não demorou muito para a marca expandir e ser revendida em grandes lojas internacionais.
No Brasil, a Larroudé lançou seu primeiro e-commerce em 2022, ampliando sua presença também por meio de revendas em outros sites especializados. Desde então, o crescimento tem sido constante e, hoje, a marca conquistou espaço no cenário da moda e se tornou a escolha das fashionistas ao redor do mundo.
Como diferencial, a forma dos calçados tem 0,5 cm a mais de largura, o que garante mais estabilidade aos pés. Além disso, os sapatos são revestidos com uma espuma viscoelástica chamada de “Larroudé Cloud”, que proporciona a sensação macia de estar pisando nas nuvens.

Celebridades
Não demorou muito para a grife se tornar a queridinha de diversas celebridades. A modelo Gigi Hadid apareceu andando pelas ruas de Nova York com um lançamento recente da marca, o tênis marrom de camurça Stella. Taylor Swift usou a bota Eleonor ao encontrar o seu noivo Travis Kelce, reforçando sua preferência pelos produtos da label. Já Blue Ivy também se rendeu à Larroudé e subiu ao palco do Grammy ao lado de sua mãe, Beyoncé, usando a bota de couro The Dolly.

Collab
As collabs são o grande diferencial da Larroudé, que já lançou colaborações com nomes que vão desde Melissa até Altuzarra. Dessa forma, por meio dessas parcerias, a empresa consegue mesclar a sua qualidade característica ao DNA de outras grifes, resultando em peças únicas.
Em 2022, no auge do lançamento do filme Barbie, a Larroudé apresentou uma mini coleção em parceria com a boneca mais famosa do mundo. Para a collab, eles criaram novas versões da clutch Erin e do icônico sapato Dolly, ambos em rosa chiclete e com uma estampa exclusiva inspirada no universo da Barbie. Assim, as peças também ganharam versões em tamanho reduzido, feitas especialmente para a própria boneca. Depois disso, parte dos lucros obtidos com as vendas foram destinados ao projeto social Barbie Dream Gap Project.
Johnson Hartin fundou a marca Libertine em Los Angeles, que se destaca por suas peças ousadas e modernas. Como resultado, a parceria com a Larroudé não poderia ser melhor. A fusão das duas grifes deu origem a sapatos criativos e atemporais, mas sem deixar a diversão de lado.
Uma das últimas collabs da empresa foi com o designer italiano Nicolò Beretta. Juntos, eles criaram uma combinação que une o clássico design italiano com a exclusividade que só a Larroudé consegue oferecer. Para isso, foi construído um salto com uma estrutura única, resultando em uma coleção incomparável e elegante.

Após receberem o prêmio de Marca do Ano pelo Footwear News Achievement Award, Marina e Ricardo Larroudé pensam cada vez mais em crescimento e expansão. Além disso, a principal meta é continuar consolidando a empresa no mercado internacional e fortalecer sua presença nas mídias sociais. Por fim, o novo plano é ampliar a atuação no Brasil, para que a grife seja revendida em diversos pontos.
Escrito por: Letícia Magalhães | Editora: Flavia Cavalcante


