The Vivienne Foundation relança estampas icônicas da estilista Vivienne Westwood
Você conhece a The Vivienne Foundation? Fundada em 2019 pela própria Vivienne Westwood, a fundação busca trabalhar em cima das ideias que a estilista tinha para um mundo melhor. Conhecida ativista climática e anticapitalista, Westwood fez com que seu nome fosse para sempre associado à rebeldia.
Antes de seu falecimento aos 81 anos, em 2022, Vivienne planejava uma campanha, que em 2025, pode ser lançada por meio de sua fundação. A ideia é simples: o relançamento de estampas icônicas da carreira de Westwood, entre elas a famosa “tits”, que possui até mesmo um exemplar no acervo do Metropolitan Museum of Art (MET) em Nova Iorque.
No entanto, todo o lucro feito por meio das vendas dessas camisetas, será doado a diversas instituições que promovem, por exemplo, a luta pelo meio ambiente, e o apoio à pessoas em situações de vulnerabilidade.
As Estampas
A coleção lançada conta com quatro estampas, todas em camisetas desenhadas pela Vivienne antes de seu falecimento. De acordo com o site da fundação, Westwood “[…] decided to create this simple draped neck shape which not only flatters the body but also flatters the graphics printed on it in the way that it hides, unfurls and exposes the image like a flag blowing in the wind.”
Tradução:
“[…] decidi criar este formato de decote drapeado simples que não só favorece o corpo, como também valoriza a estampa, ocultando, desdobrando e revelando a imagem como uma bandeira ao vento.”
As estampas são:
“Tits”: Conta com um par de seios nus nas cores azul ou cinza, no centro da camiseta branca. Essa estampa pode ser considerada a mais icônica de Vivienne, com até mesmo a imagem da campanha sendo protagonizada por Kate Moss.

“Teddy”: Um ursinho de pelúcia em bordô aparece ao centro dessa peça.

“Baby Satyr”: Essa camiseta estampa um sátiro, criatura da mitologia grega, com a frase “Buy Less” (“Compre Menos”).

“Cowboys”: Uma camiseta com essa estampa também está presente no acervo do MET! Conta com dois cowboys nus acompanhados de diversas frases, entre elas “Stop War” (“Pare a Guerra”).

E você? Se interessou pela coleção?
Escrito por Marina Pelegrini | Editado por Ana Carolina Gomes & Giovanna Bassi

