Tendências da Paris Fashion Week Verão 2024
Primeiramente, sabemos que a Paris Fashion Week já terminou. O que não podemos deixar passar, são as variedades de tendências que notamos pela semana de moda mais conceitual, clássica e sem dúvidas a mais agitada de toda fashion week.
As fashionlistas se reuniram para analisar quais foram as principais tendências desta temporada. Mas, antes disso, notamos as franjas nas coleções de Alexander McQueen, Rabanne e Ann Demeulemeester. O xadrez nos desfiles da Chanel e Louis Vuitton e por fim, o metalizado nas coleções da Rabanne e Alexander McQueen.
Agora, vamos conferir as principais tendências de verão da Paris Fashion Week:
O poá está de volta!
O renascimento da clássica estampa de poá ressurge nos desfiles da Balmain, Lutz Huelle, Stella MacCartney e Elie Saab de uma maneira delicada, que ressalta a feminilidade e repaginada, como no look acima da Lutz Huelle.
Recortes estratégicos
Com a febre dos anos 2000, os recortes ganharam força nas passarelas e coleções como da Valentino, Alexander McQueen e Peter Do realçam o efeito cut para o verão 2024.
Avant-garde
O espírito avant-garde foi visto em muitas coleções, especialmente em Junya Watanabe, Rick Owens e Comme des Garçons, apostando em peças mais que oversized com e uma harmonia entre o exagerado e individualismo.
Calças baggy são tendências no verão 2024
Apesar de não ser uma tendência exatamente nova, na PFW vimos as calças adotando uma modelagem totalmente renovada. Com cortes dinâmicos e maior largura, vimos o baggy jeans tanto em desfiles, quanto nos convidados presentes.
Pradafication
Este ano, a Prada liderou a lista das marcas mais “quentes”, de acordo com o relatório Lyst. O segundo lugar foi ocupado pela Miu Miu. É o mundo de Miuccia, e estamos apenas vivendo nele. Por exemplo, ela está dominando, e outras marcas estão prestando atenção, como vimos isso muito bem na PFW.
Alfaiataria
Claro que um clássico não podia ficar de fora! O tailleur é uma peça que está presente no cotidiano de todos, dos mais grandes empresários até as fashionistas que usam e abusam da alfaiataria. Toda semana de moda é possível encontrar a presença ilustre dessa peça, mas em um semana como a de Paris, não podia aparecer de forma convencional.
Para exemplificar, a Maison Margiela utilizou do clássico e buscou a desconstrução nas golas, que estavam separadas da camisa, em forma de chocker. Por outro lado, a Sarah Burton levou a alfaiataria com recortes e silhueta marcada para Alexander McQueen.
Conforto no verão 2024: os chinelos são tendências!
Pé no chão e conforto. Nessa temporada, guardamos os sapatos altos e tiramos nossos chinelos! Na verdade, nós de país tropical somos adeptos a peça, que já virou parte de nossa personalidade. Antes de Miuccia Prada, grande ditadora da moda, apresentar na Miu Miu o modelo e realmente afirmar a tendência, outras grifes já haviam adotado às passarelas. Entre elas tivemos Chanel, Hermès, Coperni, Burberry e outras. É hora do minimalismo!
É primavera!
Como já dizia Miranda Priestly: “Florals? For spring? Groundbreaking. But it’s what it’s”, e como Oliver Rousteing já nós mostrou, são flores para primavera de setembro – e bastante! Para ilustrar, a estampa foi um dos tópicos da temporada e apresentada de todas as formas: clássica, em shape de roupa, em 3D e flores reais conectadas com os looks. Às vezes, tudo que precisamos é um pouco do comum.
É a vez dos anos 2010: Twee Girl e Indie Sleaze são tendências
Logo após a era dos anos 2000 ditando a moda, é perceptível que os anos 2010 estão voltando com duas tendências que eram fortes na época como Twee Girl e Indie Sleaze. Antes de mais nada, o Twee Girl era um estilo fofo, girlie e romântico com uma pegada hipster que foi popular entre 2008 e 2013. A twee girl foi popularizado pela cantora e atriz, Zooey Deschanel, a modelo, it-girl e apresentadora Alexa Chung, a cantora Taylor Swift e meninas que compartilhavam seus looks nas redes sociais como Facebook, Tumblr, Instagram e o extinto Lookbook.
Por outro lado, o Indie Sleaze é um estilo maximalista underground e de contracultura, com uma pegada mais rocker, grunge, emo, punk, hipster, glam e vintage que resgata peças específicas dos anos 1970, 1980 e 1990. Geralmente peças oversized, bolsas e óculos maximalistas entram dentro desta estética.
Muito popular na cena indie e indie rock, esta estética foi febre entre 2007 e 2012 — principalmente no Tumblr —, marcada por fotografias com flash e geralmente em situações de comemorações ou descontraídas. Uma boa referência eram o trabalho do fotógrafo The Cobrasnake.
No entanto, celebridades e ícones da moda como: Alexa Chung, Lady Gaga, Katy Perry, Ashley e Mary-Kate Olsen, Taylor Momsen, Lana Del Rey, Sky Ferreira e Kesha eram adeptas a este estilo que esbanjava personalidade.
No desfile da Chanel e Isabel Marant, era notável os elementos destas duas eras que marcaram os anos 2010.
Escrito por: Flávia Pereira, Louize Lima e Maria Eduarda Regis | Editado por: Gabriela Andrade
2 Comentários
Pingback:
Pingback: