Patches: tendência que precisamos ficar de olho em 2026
Patches é uma tendência que pode retornar ao nosso guarda-roupa? Tudo indica que sim. Com o retorno das tendências de 2016, me recordo que na época, decorar sua jaqueta ou calça jeans era uma febre.
Segundo pesquisas realizada pelo Fashionlismo, 80% das fashionlistas acreditam no retorno desta tendência, enquanto 20% não acredita. Ou seja, precisamos observar nas ruas e redes sociais os primeiros sinais do retorno dos patches.
Caso você não saiba, os patches são emblemas feitos de tecido com formatos variáveis, trazendo desenhos e símbolos costurado em roupas. Eles surgiram nos anos 1980 e 1990 com o estilo rocker e grunge.

Customização dos patches
Ainda assim, com a onda de diversos hobbies, entre eles existe a customização de peças de roupas e bolsas. Para incluir um patche em sua peça, eles podem ser comprados separadamente em algumas lojas. São fáceis de aplicar, basta apenas passar o ferro por cima do emblema ou costurar e pronto.

Por ser muito vista em jaquetas, tudo indica que eles poderão aparecer no outono/inverno de 2026. Mas, o nosso radar de coolhunting já está detectando agora! Mas, segundo pesquisas, no TikTok, lá em 2024 e 2025 já existia a procura pelos patches e vídeos ensinando de como customizar eles em suas peças de roupa.
@alematuck Como eu faço para colcoar os patchs nas jaquetas #bordado #handmade ♬ som original – Alessandra H. Matuck
Como posso usar?
O jeans com patches fica super legal em produções mais básicas, como uma blusa em tons neutros (branco, preto e cinza), calça jeans de cintura alta e nos pés podem variar por uma bota ou tênis all star (bem anos 90). Ou seja, ele cai super bem em estilos mais básico, grunge e street style, pois ele é uma peça statement, bastante chamativa. Além disso, pode incluir os patches e jaquetas de couro ou parka.
Mas, vocês podem usar com vestidos, saias e shorts com meia-calça também.
E, para ficar por dentro das novidades sobre conteúdos do mundo da moda, não deixe de acompanhar o Fashionlismo!
Escrito por: Flávia Pereira | Editado por: Ana Carolina Gomes


