Moda

O legado de Jeremy Scott na Moschino

Chegamos no fim de uma era. Depois de dez anos no comando da Moschino, Jeremy Scott deixou seu cargo de diretor criativo.

Conhecido pelos designs exagerados e irônicos seu legado será lembrado para sempre. As coleções da Moschino por Scott eram uma mistura de cores, estampas, referências da cultura pop e além de trazer em suas criações peças lúdicas.

“Esses últimos dez anos na Moschino têm sido uma celebração maravilhosa da criatividade e da imaginação”, disse Scott. “Estou tão orgulhoso do legado que estou deixando para trás.”

O legado de Jeremy Scott

Nem mesmo a pandemia pode atrapalhar sua imaginação. Para a coleção primavera/verão de 2021, ele inovou encenando uma performance de fantoches no lugar dos look books, como a maioria dos designers costuma apresentar.

Outro momento que Scott se destacou pela sua criatividade foi quando vestiu a top model Gigi Hadid como um arranjo de flores, a modelo caminhou pela passarela com flores ao redor da cabeça e dos ombros.

Gigi Hadid para Moschino (Reprodução/Instagram @hadid.vogue)

Gigi Hadid para Moschino (Reprodução/Instagram @hadid.vogue)

Jeremy Scott quebrou barreiras quando se tratava de moda e design, e sua coleção outono/inverno de 2017 destaca isso perfeitamente. O visual de destaque de Scott para esta coleção foi, sem dúvida, o vestido de lustre.

Eleganza extravaganza (Reprodução/Instagram @jeremyscott)

Certamente outro marco na carreira foi sua coleção de estreia na marca em 2014, o designer transformou os uniformes dos funcionários e outros elementos do Mc’Donalds em um desfile.

Desfile 2014 Moschino (Reprodução/Instagram @jeremyscott)

Bem como foi a festa rosa da Barbie na temporada primavera/verão de 2015. A boneca apareceu em penteados e roupas rosa estampadas com o nome da Moschino na fonte da franquia de brinquedos. A Barbie esportiva usava bandana e patins, a Barbie clássica usava jeans rosa e um belo top, enquanto a Barbie natalina vinha com bagagem com monograma Moschino e um cabide de plástico.

Não muito tempo depois, uma boneca Barbie Moschino foi lançada e, em 2016, Jeremy Scott ganhou seu próprio boneco Ken, vestido com o mesmo smoking colorido da TV que usou no MTV Music Video Awards de 2015.

As bonecas voltaram à vida na passarela da coleção de 2017, mas desta vez eram bonecas de papel. Jeremy Scott as apresentou através de versões trompe l’oeil dos icônicos looks Moschino.

Quem assumirá a direção criativa da marca?

Quase sete meses depois que Jeremy Scott saiu da marca, Moschino anunciou, no dia 16 de outubro, oficialmente seu sucessor. A princípio, seria Davide Renne, que passou as últimas duas décadas criando para a linha de roupas femininas da Gucci.

O designer assumiria a partir do dia dez de novembro, bem como, faria sua estreia oficial em fevereiro durante a temporada de outono/inverno de 2024 na Semana de Moda de Milão.

Mas, infelizmente, dias após ter assumido as rédeas da marca de luxo, Davide veio a falecer, vítima de uma doença súbita.

“Não há palavras para descrever a dor que estamos a sentir neste momento dramático. Davide juntou-se a nós há apenas alguns dias, quando uma doença súbita o levou cedo de mais. Ainda não conseguimos acreditar no que aconteceu”, escreveu o diretor executivo, Massimo Ferretti, em comunicado.

“Apesar de ter estado conosco por pouco tempo, Davide fez-se imediatamente ser amado e respeitado. Os nossos lamentos mais profundos vão para a sua família e amigos”, acrescenta o responsável da Moschino.

Escrito por: Catarina Lourenço | Editado por: Luísa Duarte

Enxerga na moda uma forma de se expressar, mostrar ao mundo quem você é, e o porquê de você estar aqui. Se comunicar através dela sempre foi uma paixão, por isso trabalha na área de styling e escreve para o Fashionlismo com a missão de trazer informações e as novidades do mundo Fashion de maneira descomplicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *