Destaques dos desfiles Cruise/Resort 2024
Entre as tradicionais temporadas de desfiles de inverno e verão, os apaixonados por moda e tendências são presenteados com as Resort Collections ou Cruise Collections, coleções de meia estação das grandes marcas, que são desfiladas ao redor do mundo.
Diferente das demais coleções, as cruise possuem um caráter muito mais comercial pois, além de permanecerem por mais tempo nas lojas, são compostas por peças menos conceituais e que atingem um público maior de compradores.
Como resultado, os desfiles cruise são compostos por looks mais leves, frescos e até mesmo por roupas de banho. Pois buscam atender aos clientes que estão montando sua lista de compras para as férias em locais como o mediterrâneo e outras praias paradisíacas.
Nesta temporada não foi diferente e recebemos desfiles de tirar o fôlego em harmonia com as paisagens mais diversas do mundo.
Confira o resumo de algumas das coleções desta temporada:
Coleção Cruise da Chanel
A marca francesa optou por desfilar em Los Angeles, tendo como locação a Paramount Studios e inspirada na América e na Califórnia.
A coleção cruise era composta por roupas esportivas como tops e shorts de academia dominaram o desfile mostrando a clara referência ao estilo esportivo, já presente na escolha de uma quadra de basquete preta e branca como passarela.
Trazendo o cinema como outra inspiração, o estilo hollywoodiano esteve presente nas peças através do glamour do dourado, das lantejoulas e do brilho.
Destaque para a forma como a logo tradicional da Chanel foi apresentada, ganhando uma estética mais colorida e lúdica, combinando com o ar divertido que a marca buscava trazer para a coleção.
Coleção Cruise da Gucci
A coleção cruise da Gucci misturou o street wear, muito presentes nas ruas de Seul, cidade sul-coreana onde o desfile foi sediado. A escolha não foi por acaso, já que neste ano comemora-se o 25° aniversário da sua primeira loja no país.
Silhuetas e recortes não tão convencionais e cores vibrantes foram vistas na maior parte das peças apresentadas. Além disso, o uso estratégico dos zíperes como forma de transformar casacos em coletes ou calças em shorts mostrou que a marca está buscando um lado muito mais prático, casual e esportivo da moda.
Uma moda funcional e que facilmente funcionaria no guarda-roupa de quem curte uma estética mais urbana.
Coleção Cruise da Louis Vuitton
A Isola Bella, ilha do arquipélago italiano de Borromeu, foi o destino escolhido pela Louis Vuitton que, exalando uma atmosfera mística, apresentou um desfile onde criaturas aquáticas chegam à superfície.
Fazendo jus ao tema escolhido, os looks apresentados no desfile cruise eram compostos por uma combinação curiosa entre roupas de mergulho e alfaiataria que ainda contavam com detalhes que remetiam a guelras e nadadeiras.
Também foram apresentadas peças leves que se assemelhavam às túnicas romanas e estampadas por flora e fauna e marítimas. Durante boa parte do desfile a modelagem foi estruturada, orgânica e com volume.
Coleção Resort da Carolina Herrera
Para seu primeiro desfile resort fora de Nova York, sede da label desde 1981, a Maison Carolina Herrera escolheu realizar seu desfile Resort 2024 em solo carioca, no bairro histórico de Santa Teresa.
Apesar da chuva, que inesperadamente atingiu o local, o desfile seguiu normalmente. Segundo o diretor criativo da marca, Wes Gordon, foram as modelos brasileiras que quiseram dar continuidade ao espetáculo, inclusive cantando músicas populares do Brasil e desfilando descalças na chuva.
As peças apresentadas exibiam a sensualidade e alegria, mas sem deixar de lado a elegância e a modernidade que Gordon trabalha tão bem desde que assumiu a direção da Maison. O Calçadão de Copacabana e outras características que remetem ao país estiveram presentes durante todo desfile, mostrando a capacidade da marca de trabalhar com elementos específicos, mas sem perder sua própria identidade.