Leo Rennan: um olhar pela fotografia de moda
De Ourinhos para o mundo, o profissional eterniza conceitos através da câmera usando o conceito de fotografia na moda
A fotografia de moda é uma das formas de comunicação visual mais antigas e potentes. Afinal, ela traduz não apenas o conceito de uma marca, mas também desperta sentimentos em quem a visualiza. Seja em outdoors, revistas, portais ou no meio online, a moda e a fotografia caminham juntas. Mas, o que um profissional precisa para levar a essência de uma marca para o mundo?
O fotógrafo Leonardo Rennan é de Ourinhos, interior de São Paulo, e já conquistou o exterior com suas fotografias. Visto que foram publicadas em veículos de relevância para a moda, como a Vogue Itália. Por causa de seu perfil no Instagram, Lars, Leo consegue compartilhar a delicadeza do seu trabalho.
Além disso, o profissional realizou inúmeros editoriais, para variados nomes da moda, sejam locais ou mais abrangentes pelo Brasil. Assim, ele conta seus obstáculos, desafios, sonhos e conquistas, em uma entrevista exclusiva ao Fashionlismo, com a repórter Isabelle Marinho.
Tudo sobre a visão do profissional:
I.M: Você começou na fotografia por uma paixão ou foi algo construído?
L.R: Em suma, eu comecei em 2012, minha irmã tinha comprado uma câmera e com o tempo ela foi parando de usar. Contudo, eu comecei a pegar escondido e sair pelas ruas fotografando tudo o que via, desde o início foi uma paixão, sempre fui muito ligado à arte, e acho que isso fluiu bem mais quando peguei uma câmera pela primeira vez e vi a imensidão de possibilidades que aquilo poderia ter.
I.M: Quando você percebeu que gostaria de seguir a fotografia, especialmente de moda, como carreira?
L.R: Eu sempre gostei e fui ligado à moda. Em suma, nessa época, eu tinha banda, viajava bastante, tocava em desfiles e eventos no Rio de Janeiro. Então, a moda era bem presente na minha vida. Mas, meu amor pela fotografia de moda veio quando resolvi abrir uma loja online de roupas. O que me demandou fazer as produções, e aquilo foi me fascinando mais do que a própria loja. Depois de um tempo, fechei a loja e resolvi seguir apenas produções de moda, eu sou publicitário também, o que me ajudou muito a ter esse olhar macro da produção.
Desafios na carreira
I.M: Você teve algum obstáculo no início da sua carreira como fotógrafo de moda, exclusivamente?
L.R: Sim, muitos. O primeiro obstáculo, e um dos maiores, é morar no interior. Isso te limita demais, até porque as grandes marcas estão na capital e acaba que tudo acontece por lá. Mas de um tempo para cá, estou sentindo que isso vem diminuindo, acredito que a internet estreitou essa barreira, sabe? Hoje, atendo marcas de São Paulo, aqui mesmo no interior.
Além disso, outro obstáculo que todo profissional do audiovisual passa é a questão do valor dos equipamentos no Brasil. Porque 100% deles são importados e chegam aqui com preços absurdos. Isso limita bastante o nosso resultado final, pois a indústria de moda exige materiais que serão usados em Outdoor, revistas, banner’s. Então, ter um equipamento de última geração acaba sendo imprescindível.
Surgimento de um sonho
I.M: Agora, você tem o seu próprio estúdio. Como ele surgiu?
L.R: A Lars, antes era LRSpic – que vem do meu nome, surgiu pela necessidade de expor meu trabalho de uma forma mais profissional nas redes sociais, e deu super certo. No início, eu colocava todos os estilos que fazia, mas senti que deu uma bagunçada. Então, hoje eu deixo a Lars apenas para produções de moda. E tenho a Life Decker, que é minha empresa de Desing e Branding, onde eu exploro toda a parte visual de um negócio, até produções fotográficas corporativas e de produtos.
I.M: Como é o seu processo de criar um editorial de moda?
L.R: Nosso trabalho começa meses antes. Primeiro, eu preciso sentar com a equipe, ver o que a marca precisa, qual a ideia central e coletar o briefing completo. Depois disso, preciso planejar como será feito esse shooting, qual local, paleta de cores do lugar com os looks, quantas modelos, horário que pode mudar a cor da luz, vento, qual tipo de make, cabelo, peças, tudo mesmo.
No dia que chegamos para fazer o editorial, já temos cada passo planejado, e ocorrem muitos imprevistos, mesmo com todo planejamento, o que é um caos para mim, que gosto de ter o controle do trabalho do início ao fim. Mas, no final sempre dá tudo certo e ficamos bem orgulhosos de entregar um trabalho lindo.
Reconhecimento internacional
I.M: Você já teve vários trabalhos publicados em revistas internacionais, que são grandes nomes para a moda. Qual foi a sensação de ter sido publicado pela primeira vez?
L.R: Quando aconteceu, eu fiquei praticamente sem reação. Pois eu tinha feito um editorial para uma marca beachwear e estava rolando um inscrição para a Vogue Itália, eu me inscrevi e enviei algumas fotos. Depois de alguns dias, recebi a confirmação que tinham publicado ela na plataforma Vogue e, logo em seguida, vários sites e jornais da minha cidade publicaram sobre, aquilo foi extremamente gratificante. Depois disso, foram outras 6 publicações na Vogue, sendo uma delas “The pic of the Day”, que é a foto que eles escolhem dentre o mundo todo.
A própria Head Global da Vogue, Alessia Glaviano, fez um post lindo, que rodou o mundo todo. Fotógrafo do interior, modelo do interior, estilista do interior, tudo feito aqui e encantando o mundo. Mas, aqui em Ourinhos, quase ninguém ficou sabendo, então, isso também é um dos obstáculos que nós artistas enfrentamos no interior, a falta de reconhecimento e apoio a arte no geral. Em suma, Ourinhos tem muitos artistas incríveis que merecem mais visibilidade.
Grandes experiências
I.M: Além disso, você trabalhou com o Amarante. Como foi essa experiência? Considerando que a Amarante é uma marca que está crescendo mais a cada dia.
L.R: Foi um trabalho que amei muito participar, a convite do meu amigo Moa. Nós fizemos as fotos do desfile para Amarante do Brasil e, também, fizemos todo o material do Grupo LaModa, que a Amarante do Brasil, Lança Perfume, My favorite Things, entre outras.
I.M: Qual dica você daria pra quem tem interesse em atuar na área?
L.R: A dica maior é estudar. Pois a fotografia exige muita delicadeza, visão artística, técnica e bom gosto. Independente da área de atuação, para que você consiga se destacar, é necessário se doar. A fotografia e o audiovisual no geral é um caminho incrível que está em grande evolução e crescimento, principalmente agora com a potencialização das redes sociais e criação de conteúdo. Além disso, para quem deseja seguir a carreira fashion, minha dica é: se jogue, faça, não espere a câmera perfeita, a luz perfeita, o look perfeito, apenas faça, é uma área linda e cheia de desafios.
Abaixo, mais da fotografia de moda do profissional:
Escrito por: Isabelle Marinho | Editado por: Gabriela Andrade