Jason Wu traz coleção inspirada em predadores noturnos para NYFW
O stylist participa da semana de inverno 2024 com uma abordagem discreta e elegante em suas peças
Neste domingo (11), foi a vez de Jason Wu embelezar a passarela da Semana de Moda de Nova York com suas criações. O estilista apresentou a “Nocturne”, coleção com peças que levaram como inspiração traços de criaturas noturnas, como corujas e lobos. Todavia, o tom do vestuário se deu um dia antes do lançamento, com teasers postados no Instagram oficial da marca que ilustravam o que estava por vir.
Caracterizada como “uma obra de arte pertencente à noite”, a temporada fall 2024 do estilista representa uma nova era. Diferente do que já foi apresentado por Wu, os visuais mais recentes trouxeram uma estética diferente. Com efeito, os outfits são diferentes do tradicional quiet luxury com pinceladas de sensualidade tradicional da grife. Suas coleções anteriores ganharam destaque por trabalhar transparência e uso de estampas de forma sofisticada e discreta, com base predominante em tonalidades neutras. Para “Nocturne”, o designer arrisca com o acréscimo do uso de tons escuros de azul, verde e vermelho.
Diretamente do ateliê
Para além da nova aparência da moda de Wu, houveram outros diferenciais que tocaram o público enquanto os outfits eram expostos na passarela. A aparência rústica de algumas peças faz jus a outro título atribuído a coleção – “The Atelier’s Soundtrack”. Desse modo, em complemento a estética de bosque soturno dos looks, Wu incorporou recortes alternativos que dão a ilusão de que as peças estão a ser finalizadas.
A referência faz jus ao que Jason chamou de “um sussurro rítmico do artesanato em construção”. A ideia ganha corpo após a dedicatória do próprio designer a seu time, compartilhada em post na página oficial da marca.
Sobre o designer
Nascido em Taiwan em 1982, Jason Wu iniciou sua jornada na moda em meio a uma fusão cultural que, posteriormente, viria a influenciar seu estilo. Criado no Canadá, ele absorveu uma rica diversidade de influências, desde o minimalismo até a exuberância dos costumes tradicionais asiáticos. Como resultado, essa diversidade cultural moldou sua percepção criativa desde cedo, preparando-o para uma carreira excepcional como designer de moda.
Sua paixão pela moda o levou a estudar design na prestigiada Parsons School of Design, em Nova York. Wu ganhou reconhecimento mundial após vestir a então Primeira-Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, para a cerimônia de posse presidencial em 2009. Desde então, suas coleções têm conquistado o coração de celebridades e fashionistas ao redor do globo, solidificando seu lugar como um dos mais influentes designers da atualidade. Com uma estética refinada e uma habilidade excepcional para combinar tradição e modernidade, ele continua a surpreender com suas criações atemporais.
Escrito por: Mariana do Patrocínio | Editado por: Gabriela Hirata